Dança Destaques Notícias Video

Para dançar a dois, a três…

O Encontro Contemporâneo de Dança de Salão ganha quinta edição em 2021, com programação online e gratuita. A primeira etapa do evento começa sábado

As danças a dois não são mais as mesmas. Aliás, como toda manifestação da cultura, o gênero dos “riscadores” de salões foi evoluindo a partir dos pares que desafiaram tradições. E também vem sendo questionada por pensadores da atualidade, que focam na pluralidade e na igualdade. Como se verá no Encontro Contemporâneo de Dança de Salão, que chega à sua quinta edição, agora no formato totalmente online (o vídeo acima reúne atrações).

O evento é gratuito e as inscrições já podem ser efetivadas no Sympla (veja na programação, abaixo). Com o tema Histórias não contadas, o encontro terá duas etapas, a Mostra de Dança do Encontro, agora em junho; e, em novembro, a segunda, com um final de semana cheio de aulas, oficinas e palestras.

Este projeto é contemplado pelo Edital PROAC Expresso Lei Aldir Blanc Nº 60/2020, de Apoio e Incentivo à Cultura, do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Mostra – A 1a. Mostra de Dança do Encontro faz parte da programação do 5o. Encontro de Dança de Salão. Ela nasce com o objetivo de ser um espaço para nos tornarmos mais próximos das histórias de luta, resistência e conquistas de pessoas que escolheram a dança de salão para construir e sustentar seus sonhos e propósitos coletivamente.

Quais histórias estão nos bastidores desses coletivos? Quais corpos narram essa história? Como surgiram? Como se nutrem? Essas e outras perguntas poderão ser desvendadas através da Mostra On Line de Espetáculos, Oficinas e Rodas de Conversa, ações nas quais companhias e coletivos compartilharão suas narrativas de existência na arte de dançar a dois. 

A programação do Encontro tem como meta facilitar espaços onde a dança de salão seja transmitida, discutida e realizada de maneira mais plural e igualitária, favorecendo a construção de corpos políticos e potentes, capazes de repensar padrões de comportamento e promover equidade de direitos e responsabilidades nas danças a dois.

Programação: 05 de JUNHO – das 20h às 22h30 – Baile Boas-Vindas! Ingressos em: https://www.sympla.com.br/baile-de-boas-vindas—1-mostra-de-danca-do-encontro__1207311) * 06 de JUNHO – 19h – Exibição + Roda de Conversa Espetáculo Convidado: IBIRAPEMA, O FORRÓ QUE EU FALTEI de Omì Cia de Dança (CE) * 12 de JUNHO – SALÃO de Coletivo Casa 4 (BA) 15h às 16h30: Oficina. Inscreva-se: https://www.sympla.com.br/oficina-processos-criativos-com-coletivo-casa-4—ba__1215685 19h – Exibição + Roda de Conversa. * 13 de JUNHO – AVENIDA LENOX de BeHoppers (MG) 15h às 16h30: Oficina. Inscreva-se: https://www.sympla.com.br/oficina-de-lindy-hop-com-behoppers—mg__121619019h – Exibição + Roda de Conversa. * 19 de JUNHO – DANÇAS AFROATLÂNTICAS de COLETIVO DANÇAS AFROATLÂNTICAS (SP) 15h às 16h30: Oficina. Inscreva-se: https://www.sympla.com.br/oficina-processos-de-criacao-com-coletivo-dancas-afroatlanticas—sp__1216198 19h – Exibição + Roda de Conversa. * 20 de JUNHO – O BROTO: CONEXÕES POSSÍVEIS de Trupe do Salão (GO) 15h às 16h30: Oficina. Inscreva-se: https://www.sympla.com.br/oficina-preparacao-para-a-cena-com-trupe-do-salao—go__1216206 19h – Exibição + Roda de Conversa. * 26 de JUNHO – KARMA DE MARIA CLAUDIA REGINATO E RODOLFO LORANDI (SC) 15h às 16h30: Oficina. Inscreva-se: https://www.sympla.com.br/oficina–ao-comecar-em-voce-tambem-comeca-em-mim-com-m-claudia-reginato-e-rodolfo-lorandi—sc__1219108
20h – Exibição + Roda de Conversa. * 27 de JUNHO – MALDITAS#aparição2 de MALDITAS – projeto coletivo (MG / RJ / SC) 15h às 16h30: Oficina. Inscreva-se: https://www.sympla.com.br/oficina-malditas-oficina-com-malditas—projeto-coletivo-mg–rj–sc__1216231 20h – Apresentação do espetáculo pela plataforma Zoom + Roda de Conversa. Ingressos em breve. * 03 de JULHO – das 20h às 22h30 – Baile de Encerramento. Ingressos em breve. * INFORMAÇÕES IMPORTANTES: 1. Todas as atividades são GRATUITAS e ONLINE. 2. As exibições das obras serão feitas pelo YouTube. Inscreva-se em no canal do Encontro: https://www.youtube.com/channel/UC-bDBBnZhkd-6446sKaIXXg 3. As rodas de conversa serão sempre pelo aplicativo Zoom. O link de acesso às salas estão localizados na descrição dos vídeos dos espetáculos no YouTube e no nosso site www.encontro2021.com. 4. Verifique sempre a classificação indicativa das obras. Acompanhe-nos nas redes sociais =D Insta: @encontrocontemporaneo Grupo Telegram: https://t.me/joinchat/RlfpqdQH8o9jZDIx Produção: Dois Rumos Cia de Dança.

Texto: Redação com Ascom
Destaque: Salão por Isabela Bugmann; Malditas por Carina Castro; Danças Afroatlânticas por Mariana Campos

0 comentário em “Para dançar a dois, a três…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: