Dança Destaques Notícias Video

Giro na Ufba

VI Congresso Científico Nacional de Pesquisadores em Dança - ANDA reúne, de 2 a 4 de junho, pesquisas do país. ANDA e Escola de Dança realizam a segunda edição virtual do evento

O VI Congresso Científico Nacional de Pesquisadores em Dança – 2ª Edição Virtual reunirá estudiosos do país, em palestras, debates, apresentações orais e escritas, videodanças, documentários, plataformas digitais, live performances, cross-coisas e muito mais. A Associação Nacional de Pesquisadores em Dança (ANDA) realiza o evento, juntamente com a Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia, de 2 a 4 de junho, com programação iniciando antes mesmo da abertura oficial do evento, no dia 1º de junho, terça-feira, com a live Esquenta.

A programação abrange as categorias: Comitês Temáticos; Trilhas Digitais para a Dança e Imersão LabCrítica. Todas as atividades, com exceção dos encontros dos Comitês Temáticos, estarão disponíveis por seu canal da ANDA no YouTube (https://www.youtube.com/channel/UCg3LhOlG4HcB7T_YhPBT_zg) e no site  https://portalanda.org.br/.

Abertura oficial – A abertura oficial, no dia 2 de junho, quarta-feira, às 9h, vai prestar reverências à bailarina, professora, coreógrafa e pesquisadora Maria Ângela Abras Vianna (Angel Vianna), homenagem que será seguida pela mesa de debate Como mover a dança em tempos de pandemia, com a presença de Antrifo Sanches (Escola de Dança/UFBA), Maria Inês Galvão (PPGDAN/UFRJ), Lenira Peral Rengel (PPGDANCA/UFBA), Beth Rangel (PRODAN/UFBA), Ana Vitória Freire (PPGPDAN/FAV), Eduarda Gonçalves (PPGAVI/UFPel) e Robson Carlos Haderchpek (PPGArC/UFRN). 

Amtes, no dia 1º de junho, terça-feira, aconteceu o Esquenta, com live e apresentação de trabalhos artísticos. Brasil, Argentina e Espanha se unirão em Performance em rede, coordenada por Natacha Muriel López Gallucci. O grupo Cuerpoequipaje (AR) performou em Con este cuerpo en este mundo: coordenadas para habitar novos cenários possíveis. A tarde foi finalizada com lançamento de livros, e, à noite, aconteceu a conferência ¿Qué cuerpos importan? Que corpos importam? com Ileana Diéguez (México). 

O encerramento da programação no dia 4, sexta-feira, será com a mesa Dança, saúde e educação em tempos de pandemia, às 18h30. Os participantes irão focar temas como práticas em tempos de distanciamento social; de que forma as instituições solucionam a problemática dos estágios dos licenciados em dança e criam condições para um processo educacional consistente; e como a dança pode ser uma estratégia em prol da saúde em tempos de isolamento e confinamento.

Comitês Temáticos – A programação do congresso conta com oito CTs: Dança em Múltiplos Contextos Educacionais: práticas sensíveis de movimento; Dança como Área de Conhecimento: Perspectivas Epistemológicas, Metodológicas e curriculares; Corpo e Política: implicações em modos de aglutinação e criação em dança; Dança e Tecnologia; Dança, memória e história; Relatos de experiência; Dança e diáspora negra: poéticas políticas, modos de saber e epistemes outras; e Dança e(m) Cultura poéticas populares, tradicionais, folclóricas, étnicas e outros atravessamentos

Imersão LabCrítica  – Pesquisadores/as de todos os níveis de formação, inclusive estudantes de graduação, artistas, ativistas e outros profissionais e agentes culturais da dança participam desta categoria do congresso. A Imersão LabCrítica – ANDA 2021 é uma parceria entre a ANDA e o Laboratório de Crítica (LabCrítica) e está organizada em três frentes: minicurso online, com encontros virtuais prévios ao evento; acompanhamento das Trilhas Digitais para Dança do VI Congresso da ANDA, exercícios de escrita e debates entre os participantes; e escrita, publicação e difusão de textos no site do LabCrítica e em um ebook publicado pela ANDA 2021. A ANDA organizará um catálogo multimídia com os registros

Trilhas digitais para a dança – Proposições de pesquisadores/as de todos os níveis de formação, inclusive estudantes de graduação, artistas, ativistas e outros profissionais e agentes culturais da dança, estarão nos formatos: Danças audiovisuais; Documentários; Plataformas Digitais; Live performances; Cross-coisas. A ANDA organizará um um catálogo multimídia com exibição via Portal ANDA no youtube (https://www.youtube.com/channel/UCg3LhOlG4HcB7T_YhPBT_zg). 

Sobre realizadores

A ANDA é uma associação civil, de natureza científica, sem fins lucrativos, fundada em 04 de julho de 2008, que congrega pesquisadores, centros e instituições dedicados a promover, incentivar, desenvolver e divulgar pesquisas no campo da Dança.  

A Escola de Dança da Ufba foi fundada em 1956 como um dos projetos de criação de novas escolas liderados pelo Reitor Edgar Santos em um período fértil de renovação cultural no âmbito universitário dos anos 1950. Nesta perspectiva, dois anos após os “Seminários de Música” realizados em 1954, foram fundadas a Escola de Teatro e a Escola de Dança.  

Serviço:
VI Congresso Científico Nacional de Pesquisadores em Dança – 2ª Edição Virtual
Quando: de 2 a 4 de junho
Onde: https://portalanda.org.br/ e https://www.youtube.com/ch

Foto de Destaque: por Marta Wave em Pexels.com e foto de Angel Vianna por Maurício Maia

0 comentário em “Giro na Ufba

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: