Dança Destaques Notícias Video

Sagração em solo africano

O clássico 'Sagração da Primavera' é dançado por 38 artistas da África. Ensaios promovidos pela Fundação Pina Baush para uma turnê foram gravados e editados em filme que estreia, no Brasil, no Festival Vivadança

Potência. Esta palavra se encaixa bem na definição de um filme que registra a dança de 38 artistas, elencados de 14 países da África, para interpretar a notória Sagração da Primavera, de Pina Bausch. A remontagem foi gravada na praia de Toubab Dialaw, Senegal, à medida em que o mundo despertava para a necessidade de Lockdown, diante da Pandemia de Corona Vírus.

As filmagens de ensaios da companhia especialmente montada para uma turnê da remontagem foram editadas e a estreia acontece, agora, em várias partes do mundo. O filme marca a abertura da 14ª edição do VIVADANÇA Festival Internacional em temporada online. A primeira sessão no Brasil acontece no Dia da Dança, 29 de abril, às 20h.

O “ingresso” para a estreia tem valor de R$10 e está sendo vendido no site www.festivalvivadan, que disponibilizará o filme pela plataforma Festival Scope, até o dia 7 de maio. A estreia da produção no Brasil é promovida com exclusividade pelo Goethe-Institut, aqui em Salvador Instituto Brasil Alemanha (ICBA).

Ícones – Com versão criada em 1975 pela coreógrafa alemã Pina Bausch, A Sagração da Primavera é baseada na mais célebre obra do compositor russo Igor Stravinsky.

O espetáculo foi documentado pelo cineasta Florian Heinzen-Ziob e, enquanto as datas da turnê presencial não podem ser reagendadas, a versão audiovisual está sendo disputada por festivais de todo o mundo.

A realização é fruto do investimento da Fundação Pina Bausch para levar as coreografias da artista a novos públicos e gerações de bailarinos. Este elenco do filme foi agregado em colaboração com a École des Sables (Senegal) e Sadler’s Wells (Inglaterra), especialmente para a empreitada.

A coreografia é de Germaine Acogny – fundadora da École des Sables e conhecida como a mãe da dança africana contemporânea -, e por Malou Airaudo – ícone de primeiro escalão no Tanztheater Wuppertal. Ambas com mais de 70 anos, elas exploram suas heranças artísticas. A música é de Fabrice Bouillon LaForest e a dramaturgia de Sophiatou Kossoko.

Sobre o Goethe-Institut

Instituto cultural da República Federal da Alemanha, o Goethe-Institut, fundado em 1951, se dedica a fomentar o diálogo entre culturas e é a maior instituição de ensino de alemão no mundo. Atualmente, dispõe de uma rede de 159 unidades em 98 países de todos os continentes. A unidade do Goethe-Institut Salvador-Bahia foi criada em 1962 e, desde então, promove a aprendizagem da língua alemã, divulga uma imagem abrangente da Alemanha e realiza colaborações locais, nacionais e internacionais na área da cultura, com numerosos parceiros públicos e privados.

Sobre o VIVADANÇA – O VIVADANÇA Festival Internacional vem reafirmando a cada ano seu lugar de encontros, difusão e conexões no universo da dança, com uma programação que coloca a Bahia no circuito de festivais internacionais, abrindo possibilidades artísticas e mercadológicas. Neste momento delicado, o VIVADANÇA oferece soluções criativas para continuar com sua missão de conectar profissionais da dança ao redor do mundo com uma temporada online.

Serviço:
Abertura do VIVADANÇA Festival Internacional 2021
Dancing at Dusk – Um momento com A Sagração da Primavera de Pina Bausch (40 min.)
Conteúdo extra: Pina Bausch The Rite of Spring – Rehearsals at École des Sables (7 min.)
Lançamento: 29 de abril (quinta-feira), 20h
Encerramento: 7 de maio (sexta-feira), 23h59
Plataforma de exibição: Festival Scope (acessível pelo site www.festivalvivadanca.com.br)
Quanto: R$10
Vendas: Pelo site www.festivalvivadanca.com.br
Classificação indicativa: Livre

Texto: Redação com Ascom/Vivadança
Fotos: Dancing at Dusk © polyphem Filmproduktion e Reprodução

0 comentário em “Sagração em solo africano

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: