Cultura Dança Destaques Notícias Video

BTCA passo a passo

História da primeira companhia oficial de dança do Norte e Nordeste é tema de documentário de Giovani Lima que integra o XVI Panorama Coisa de Cinema

Em 35 anos de trajetória, o Balé do Teatro Castro Alves gerou muitas histórias, em palco e nos bastidores. É isso que mostra o documentário Memórias em Movimento, de Giovani Lima (Malagueta Filmes), que poderá ser conferido gratuitamente pelo público da Competitiva Baiana do XVI Panorama Internacional Coisa de Cinema.

O longa-metragem sobre a primeira companhia oficial de dança, do Norte e Nordeste será disponibilizado à 0h desta terça-feira (2), no site do festival (veja abaixo), e permanecerá acessível por 24 horas. Narrativas de bailarinos e outros profissionais envolvidos com o BTCA, como gestores e coreógrafos, encorpam o doc. Uma prévia do emocionante trabalho já pode ser degustada no teaser abaixo:

Teaser de Memórias em movimento. O bailarino e coreógrafo argentino Luis Arrieta faz depoimento emocionante

O argentino Luis Arrieta comove ao narrar um episódio muito pessoal. Ele conta que estava aguardando transporte em um hotel, em Salvador, para ir ao aeroporto, quando visualizou alguém conhecido. Perguntou se era músico, se era Naná Vasconcelos. E era ele mesmo, o autor de uma música que o bailarino escolhera para o espetáculo Berimbau, do BTCA. Os dois se abraçaram e choraram.

Já no Rio de Janeiro, Arrieta recebeu a notícia da morte do pai. Um tempo depois, estudando orixás, ele soube que Naná era o orixá da morte e que tinha trazido o último abraço do seu pai.

Vida – Em seu depoimento, o bailarino Flexa fala da garra da companhia, do pique da companhia, destacando o quanto isso era, e ainda é, emocionante. Com membros de uma formação mais antiga, como é o caso deste artista, a história do Balé do Teatro Castro Alves é relembrada, neste filme documental, por dançarinos que entrelaçaram sua vida pessoal com a trajetória do grupo.

“Eu entrei aqui, eu casei, eu descasei, eu casei, não descaso mais. Mas eu tive filho aqui, e nós engravidamos aqui, nós criamos nossos filhos, amamentamos, (com) dificuldade de viajar, de deixar filho pequeno. Vivemos isso tudo junto”, diz a bailarina Lilian Pereira. “Estamos nos preparando para deixar isso. É um pouquinho mais complicado, porque vc não faz balé. Você é bailarino, você é dançarino. Então, como arranca isso”, questiona, sobre a fase atual de estabilidade e um corpo com o reflexo do tempo.

Rita Brandi narra um conflito criado após dançar nua, totalmente. “Um namorado meu disse que ia me matar em cena. Eu disse, ‘e agora, e agora?’. E eu vi aquela única pessoa se levantando da plateia, e saiu. Aí depois ele estava lá fora e me perguntou: ‘Ou eu ou a dança’. Eu enchi o peito e falei assim: ‘A dança'”.

A baialrina Rita Brandi dançou nua e recebeu ultimato do namorado: ‘Ou eu ou a dança’

O bailarino Leonard Henrique destaca, no documentário, a forma visceral de dançar da companhia, que o fez “entender outra história com a dança”. O Balé do TCA, através da condução  revolucionária de seus diretores e coreógrafos, inventou uma maneira própria de dançar. A criatividade resultou em sucesso internacional e colocou a dança da Bahia como um dos maiores expoentes da vocação artística do estado. 

Panorama – Para assistir a Memórias em Movimento e aos demais filmes da programação do festival basta se cadastrar no site xvi-panorama.coisadecinema.com.br e fazer suas escolhas. O festival segue até o dia 3 de março, em formato online e totalmente gratuito, totalizando quase 80 filme s na programação. 

Uma realização da produtora Coisa de Cinema, o XVI Panorama Internacional Coisa de Cinema tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal. 

Texto: Claudia Pedreira mais informações de Jane Fernandes/Quarta Via Comunicação

0 comentário em “BTCA passo a passo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: