Nem pagode, nem axé, nem funk e nem rock. Creia. Para muitos jovens de Salvador, a valsa é o ritmo preferido. Uma demonstração deste apreço é o festival Valsa Salvador, que vai acontecer no dia 11 de abril, com transmissão ao vivo pelo YouTube, direto da Senzala do Barro Preto. Foram 12 grupos selecionados: Recomeçar, Nosso Sentimento, Flexionando, Sintonia do Amor, Sublime, Recordação, Fênix, Romance, Prestígio, Raízes Black, Embalos de um Sonho e Valse D’Amour.
Candidatos em grupos de, no mínimo, dois dançarinos, fizeram inscrição gratuita, mandando vídeos para a avaliação dos organizadores. Os vídeos dos participantes confirmados podem ser conferidos no instagram @valsasalvador. Todos os selecionados receberão cachê por suas participações. Os melhores do dia serão contemplados com prêmio em dinheiro e troféu.
O projeto é realizado pelo Talentos de Bairro (@talentosdebairro) e foi contemplado com o Prêmio Anselmo Serrat de Linguagens Artísticas, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura Municipal de Salvador, por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, com recursos oriundos da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.
Vida na valsa
Assim como o festival Valsa Salvador, algumas iniciativas de profissionais da dança de salão estão mostrando a mais pessoas que o ritmo caiu no gosto dos jovens. Um dos profissionais da dança de salão mais reconhecidos, da Bahia, Warney Júnior cultiva vínculo com dançarinos do ritmo e apresentou um espetáculo com grupos, no Teatro Castro Alves. O coletivo Casa 4 Produções é outro exemplo de investida no universo e, neste momento, desenvolve oficinas e discussões com grupos de valsa da cidade.
Mais um motivo para a popularização da valsa são os campeonatos internacionais e competições de TV, como o quadro Dança dos Famosos, do Domingão do Faustão. No programa da Rede Globo, o ritmo é considerado, ao lado do tango, como dos mais complexos e vistosos. Na última edição da disputa, as atrizes Luci Ramos e Daniele Winnitz ficaram em primeiro e segundo lugar (foto acima).
No cinema temos várias cenas clássicas de valsa, como a linda dancinha da bruxinha Hermione Granger (Emma Watson) e Viktor Krum (Stan Yanevski) em Harry Potter – O cálice de Fogo (foto abaixo). Na versão mais recente de Cinderela, Lily James e Richard Madden (na foto de destaque da matéria) remetem o público a todo o romantismo da valsa.

Serviço:
Valsa em salvador (Formato Virtual)
Onde: Transmitido pelo YouTube do evento:@valsasalvador
Instagram: @valsasalvador
Quando: 11 de de abril de 21
Quanto: Gratuito
Texto: Claudia Pedreira
Fotos e Vídeos: Divulgação e Reprodução
0 comentário em “Festival de valsa”