Bem Estar Destaques Terapia

Lugar de fala

O Dia do Orador é comemorado no dia 27 de janeiro. A arte de falar engloba desde o relacionamento íntimo até o domínio da comunicação com grandes públicos. A psicóloga Vera Serra, especialista em Oratória, fala sobre a importância de falar bem e dá dicas para o sucesso

O ORADOR E O MEDO DE FALAR – VOCÊ PRECISA SABER FALAR em qualquer área para apresentar ideias, influenciar, motivar ou convencer pessoas a comprarem seus projetos ou produtos. Você precisa saber falar do que é capaz e das suas habilidades.

.🎙🎙 Falar em público faz sucesso quando você ajuda as pessoas a mudarem suas vidas de alguma forma! Você vai realizar seus sonhos, ajudando as pessoas a realizarem os sonhos delas!

A todo momento estamos influenciando alguém e precisando de uma boa comunicação, não só na apresentação de uma tese ou seminário, numa reunião importante ou num grande negócio.

Precisamos falar bem nas situações mais cotidianas, como por exemplo cumprimentar pessoas desconhecidas, acalmar alguém, negociar algo, fazer uma troca, uma crítica construtiva, dar feedbacks, pedir ao motorista para parar num ponto perdido; aconselhar alguém a parar de fumar, voltar a estudar, cuidar da saúde, divertir-se mais, valorizar-se , não se isolar, etc.

Quais as vantagens de falar bem? Quais oportunidades tem perdido por não falar?

Dicas para o sucesso – O sucesso é alcançado por aqueles que falam bem! Eles são ouvidos, lembrados, suas ideias, compreendidas e respeitadas! Quem fala bem inspira confiança, atende melhor, vende mais, representa grupos, amplia seu marketing pessoal, será líder de equipe, receberá promoções, terá mais amigos e a convivência com os filhos e família será melhor! OBJETIVIDADE – É expor diretamente os assuntos, mantendo o foco e sem muitos detalhes.- Quanto foi esta blusa? – Comprei na loja x, em três pagamentos, na semana passada, logo que recebi meu salário (que já é pouco, você sabe), aproveitando uma promoção de verão, para combinar com uma calça que… aí, quando eu estava comprando, encontrei uma amiga que… você não está me escutando… RITMO E TONS ADEQUADOS – Falar rápido, lento demais, gritando ou sussurrando, deixa as pessoas cansadas ou irritadas. Deve-se variar o tom, em algum momento pausado, em outro mais rápido, a depender do assunto, da emoção e do ritmo e tons da outra pessoa. GESTUAL – Os gestos devem ser espontâneos, comedidos, as mãos e braços usados para reforçar a comunicação, dar graça, beleza e expressar melhor o que é dito! Não é adequado abrir os braços em demasia, mantê-los cruzados, ficar balançando o tronco ou “plantado no chão”. LINGUAJAR RICO – É importante que se tenha o que falar, que as expressões sejam consistentes e elegantes, ao invés do uso de gírias e vocabulário desprovido de conteúdo. Para isto torna-se necessária uma leitura mais diversificada e atualizada. PERCEBER O OUTRO – Comunicação é uma via de duas mãos! É falar e ser ouvido. Perceba se as pessoas estão interessadas no que você está falando, se estão atentas ou inquietas, levantando a toda hora! Observe se não é hora de mudar de assunto e valorize as opiniões dos outros. ENTUSIASMO – É o “tempero”, o colorido da comunicação. É a emoção, o humor, a fala da criança que cada um tem dentro de si. A falta de entusiasmo amortece, dá sono. A voz baixa, sem variação no tom, o uso de palavras formais, eruditas ou específicas de cada profissão, desmotivam. POSITIVIDADE – Devem ser usados termos harmoniosos, palavras que expressem confiança, esperança, justiça, verdade, prosperidade, união e alegria! , “tudo vai dar certo”, “tudo passa”, “em essência somos todos filhos de Deus”, “vamos conseguir”, etc. Palavras grosseiras, desanimadoras, preconceituosas, afastam as pessoas. ATITUDES – São a moldura do quadro da palavra e potencializam sua beleza! As palavras se perdem se não forem embelezadas por atitudes educadas, como ouvir o outro, respeitar seu ponto de vista, elogiar, ser honesto, dentre outras.

CURSO ORATÓRIA E DESINIBIÇÃO Individual ou grupo ONLINE Psicoterapia casal, família, individual www.veraserra.com.br @vera_serra_oratoria Telefone (WhatsApp) 99148-8601

Foto por Pressmaster em Pexels.com Foto por ICSA em Pexels.com Foto por Anna Shvets em Pexels.com Foto por Andrea Piacquadio em Pexels.com

0 comentário em “Lugar de fala

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: