Cultura Dança Destaques Notícias

Giro na Ufba

o 'Fórum Negro de Artes Cênicas' e o 'II Desmonte - Webseminário Corpo, Gênero e Interseccionalidades' movimentam a cena acadêmica. As inscrições para os eventos online são gratuitas

Balbúrdia de qualidade, na Ufba! Nesta semana, dois grandes eventos chamam a atenção, por reunirem pensadores e debatedores, em edições online com os chats fervendo, com as participações da comunidade acadêmica. O  Fórum Negro de Artes Cênicas, da Escola de Teatro e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia, já começa nesta terça-feira, 27. Já a Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia promoverá, nos dias 29 e 30 de outubro, o II DESMONTE – Webseminário Corpo, Gênero e Interseccionalidades.

O Desmonte é um projeto gratuito, que acontecerá em ambiente virtual, ao contrário da sua primeira edição presencial (ilustrada pelas fotos acima). O projeto propõe tratar das diversidades de corpos e de identidades de gênero nas artes.  A realização é da Escola @dancaufba do @grupoporra e do @nucus_ufba.

O evento surgiu em 2019, depois de denúncias de violências sofridas por pessoas transgêneras, protocoladas na Ouvidoria/UFBA. A programação conta com tradução em Libras, e com a participação de inúmeras pessoas pesquisadoras, ativistas e artistas transgêneras, fomentando diálogos, apresentações, cursos e debates sobre o tema.

O evento será transmitido no canal do youtube do DESMONTE nesse link: bit.ly/33HQLfS. Confira a programação!

Fórum Negro – Em 2017, o Fórum Negro de Artes Cênicas foi criado pela Escola de Teatro e o Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia. O objetivo era reunir pesquisadoras/es da área para discutir a partir do recorte racial. Em sua 2ª Edição, em parceria com a Escola de Dança e o Programa de Pós-Graduação em Dança, o debate contou com participação de pesquisadores do Brasil e do exterior.

A edição de 2019 aderiu novos colaboradores, como a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, o Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos, o Programa de Pós-Graduação em Música, a Escola de Belas Artes e a Faculdade de Comunicação e o evento foi renomeado para Fórum Negro de Arte e Cultura.

Abertura cerimonial do ‘IV Fórum Negro de Arte e Cultura.’, na manhã desta terça-feira

Nesta edição de 2020, o evento será em modalidade integralmente  virtual, colaborando para movimento antirracista institucional e homenageando as candaces ancestrais e os processos afropluricentrados. Alunos da Escola de Dança da Ufba participam do Fórum, acompanhando as discussões relacionadas com sua áres de estudos. Certificação para 70% de participação no evento. Assista a programação: https://www.youtube.com/channel/UC0PoKO2W52g2V_wg4ITDSwQ

Texto: Claudia Pedreira com informações das Ascom
Fotos: Ritmus Filmes e reprodução

0 comentário em “Giro na Ufba

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: