Cultura Destaques Entretenimento Notícias

Visões de Policarpo Quaresma

O premiado espetáculo "Policarpo Quaresma", com direção de Luiz Marfuz, será exibido neste domingo, no YouTube do Vila. O programa gratuito começa às 20h

Policarpo Quaresma, com direção de Luiz Marfuz, conquistou o público de teatro desde a sua estreia, na Sala do Coro do Teatro Castro Alves, em 2008. Baseado no visionário personagem de Lima Barreto, que viveu uma tragicômica trajetória, em busca de um mundo melhor, o espetáculo, que venceu cinco categorias do Prêmio Braskem de Teatro, pode ser visto gratuitamente na programação deste domingo, às 20h, no Youtube do Vila (https://bit.ly/3clwD67). O texto adaptado é de Marcos Barbosa.

“Ver Policarpo Quaresma em tempos de pandemia e de desvario autoritário é rever nossas ideias e utopias de um país desgovernado, que vai perdendo as marcas e concretudes de suas identidades, deixando um rastro de destruição no lugar. Quaresma foi um visionário, tomado por louco, quando abraçou apaixonadamente grandes causas. Estamos perdendo isso. Viver por uma causa, uma paixão. No campo da cultura, então, é um vazio assustador”, considera Luiz Marfuz.

Com o projeto, Marfuz conquistou o prêmio de melhor direção do Braskem. O espetáculo também foi premiado como o melhor do ano (2008), assim como Claudia di Moura (que ficou com a estatueta de atriz), Elaine Cardim (atriz coadjuvante) e Rodrigo Frota (cenografia). O elenco se completa com Hilton Cobra, Amarílio Sales, Anderson Dy Souza. Bernardo Del Rey, Frieda Gutmann, Jefferson Oliveira, Márcio Bernardes, Mônica Bittencourt, Nélia Carvalho e Osvaldo Baraúna.

Luiz Marfuz falou sobre o espetáculo no Portal da Ufba, em texto intitulado Policarpo Quaresma: uma aposta cênica no país que não terminou:

Equipe técnica do espetáculo:
Direção Musical: Jarbas Bittencourt; Coreografia: Marilza Oliveira; Figurino: Miguel Carvalho; Cenário: Rodrigo Frota; Iluminação Irma Vidal; Maquiagem: Marie Thauront; Preparação Vocal: Marcelo Jardim; Técnica de Clow : Rafael Morais; Mímica Corporal Dramática: George Mascarenhas; Pesquisa de Material Para Adereços: Zoíla Barata; Assistentes de Direção: Fábio Nieto Lopes, Fernanda Júlia Onisajé, Lucas Modesto e Thiago Gomes. Direção de Produção: Clarissa Torres. Uma produção: TCA.Núcleo e Celeiro das Artes. As fotos são de Bel Gouvêa.

Link para acesso à exibição: https://bit.ly/3clwD67

Texto: Claudia Pedreira com informações da Ascom
Fotos: Bel Gouvêa


0 comentário em “Visões de Policarpo Quaresma

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: