Bem Estar Destaques Esportes

Os mascarados

Para quem pratica atividades físicas, usar máscara pode ser uma tortura. Mas já existem opções de acessórios de proteção contra o Corona Vírus que permitem respirar durante esportes e danças

Quem pratica esportes, quem dança, quem treina intensivamente, já sentiu os efeitos de utilizar uma máscara simples de proteção contra Corona Vírus. O ar falta, o tecido cola no nariz e na boca, a cada inspiração! A sensação de sufoco é consequência da respiração deficitária, prejudicada pela máscara inadequada para as práticas físicas, porque não permite a oxigenação necessária.

Mas, nestes meses de pandemia, produtores de acessórios esportivos desenvolveram opções muito interessantes, que podem ser compradas em sites de vendas – alguns, com frete grátis. Lojas virtuais estão oferecendo máscaras que, por sua estrutura, matéria prima e resistência, estão caindo nas graças de praticantes de modalidades físicas aeróbicas, como corredores, ciclistas e dançarinos.

Máscara dupla face da Knit tem boa adaptação à face, mas garante afastamento do tecido do nariz e da boca. A individual fica por R$70, mas a o site faz promoção para conjunto com quatro

O casal de funcionários públicos Márcia Patrícia Costa Colombiano e Helder Ribeiro procurou muito uma máscara adequada ao cooper na orla do Jardim de Alah. “Não apenas para a minha proteção pessoal, mas principalmente para não haver a possibilidade de eu contaminar terceiros, no caso de, sem ter conhecimento e sintomas, ser portadora do vírus da covid-19. Acredito que cada cidadão tem o dever e a sua parcela de responsabilidade no combate desta pandemia mundial”, detalha ela. “Os aerossóis expelidos pelas pessoas em locais de atividade física aumentam com esforços físicos”, diz ele, endossando riscos.

Helder conta que teve dificuldade de encontrar máscara para a prática física, no início da pandemia. Mas, pesquisando na Internet, mais recentemente, achou uma lavável, a Knit: “Minha máscara tem ajuste regulável, possibilidade de troca de refil e é feita por empresa conhecida no ramo de confecções”. Ele revela que, se não tem o filtro para repor, recorta papel toalha para por no encaixe, algo citado por médicos como positivo. Outra sugestão é utilizar filtro de café, no caso de falta do refil.

O preço da máscara não é módico, como comenta Márcia, “embora a sua durabilidade seja muito boa. O material dela é um tipo de linha de algodão, com costura nas bordas que possibilita uma melhor respiração e possui ainda abertura interna para troca de refil na região nasal”.

Desde setembro o prefeito de Salvador, ACM Neto, anunciou a retomada de atividades esportivas em clubes e das aulas em escolas de dança, respeitando protocolos de distanciamento e uso de álcool para higienização de mãos e de pés (nos tapetes). Os estabelecimentos liberados já estão funcionando, obedecendo regras de não aglomerar e uso de máscara obrigatório.

Tanto os adeptos destes ambientes como os que vinham adotando práticas ao ar livre devem agir de acordo com a crença na boa saúde, equilibrando o bem-estar individual e coletivo. A jornalista Jane Carvalho, colunista do site agoramexe.com, segue com seus treinos para maratonas e fala que máscara é fundamental:

Por que usar máscara?
.
.
Ainda têm algumas pessoas que são contra o uso da máscara. Dois argumentos que já vi:
.
.
😷 Faz mal a saúde de quem usa. Oi? Se não usá-la pode causar morte de outras pessoas!! Não se trata de se preservar, mas pensar no outro. Especialmente, os que são grupo de risco. Além disso, não tem nada comprovado que cause algum prejuízo à saúde. Fosse assim, a galera que trabalha em hospitais estaria com problemas, não? 🤔
.
.
😷 Alguns médicos questionam a eficiência do uso de máscara. Ok. Mas muitos (acredito que a maioria) defendem o seu uso. A questão é: caso aqueles que são contra estiverem errados, pessoas morrem. Se os que defendem o uso, nada acontece. Entendeu??
.
.
Eu tenho usado máscara em treinos de até 28km e até hoje não senti nenhum efeito negativo.
.
.
O ideal é usar máscaras mais adequadas para práticas esportivas. A escolha do equipamento faz parte do jogo. Aliás, muitos atletas já treinavam antes com máscara para se preparar para grandes altitudes. Portanto, o seu uso durante o treinamento não é novidade.

Serviço:
Knit Faber: http://www.mascaraknit.com.br
Ebeustore: https://ebeus.lojavirtualnuvem.com.br/
Protekt Mask: http://www.protektmask.com.br
Uai Esportes: http://www.uaiesportes.com.br/

Fotos: Reprodução

0 comentário em “Os mascarados

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: