Cultura Destaques Notícias

De olho

A Bahia de Anitta. Com gravações em fevereiro, no Pelourinho, finalmente o clipe "Me Gusta", da cantora carioca, ganha lançamento e vira fenômeno mundial

Clipe “Me Gusta” foi lançado na sexta-feira e já é fenômeno nacional e internacional.

Quando Anitta veio à Bahia gravar o clipe Me Gusta, em fevereiro deste ano, foi uma muvuca só. Em pleno Centro Histórico de Salvador, os fãs se acotovelavam em cenários de cartões postais, para ver a cantora filmar mais um candidato a hit. Sete meses depois de muito mistério, eis que aconteceu o lançamento, na sexta-feira, 18, garantindo à cantora o maior destaque que um brasileiro já conquistou no Spotfy, com mais de dois milhões de plays em um dia.

Cardi B e Mike Towers, em frente à Fundação Casa de Jorge Amado, Pelourinho. Reprodução @anitta

O vídeo reúne, além dos belos cenários do Pelourinho, nomes potentes da música atual. Me gusta tem parceria com o rapper, cantor e compositor porto-riquenho Mike Towers e com Cardi B. A rapper americana (de WAP) arrasa no Centro Histórico da capital baiana, sem nunca ter vindo ver à Bahia. Ela gravou sua participação com a técnica de chroma key (fundo verde) e depois foi devidamente inserida no filme.

A banda percussiva feminina Didá e a banda ÀTTØØXXÁO acrescentam tempero baiano ao caldeirão sonoro que aglutina pop, rap, funk e batida percussiva, além de pagodão, no vídeo dirigido por Daniel Russel. O resultado é agradável musicalmente, reforçando a máxima de buscar o regional para ser universal.

Posicionamento – A estética do clipe soma alguns clichês, como a palheta de cores para gringo ver. O figurino multicolorido da artista conta com peças como um terninho com estampa de onça do Pantanal (hoje em chamas) e um vestido que sugere penas de arara.

Diversidade na escadaria onde foi gravado o filme O Pagador de Promessa: belos cenários no clipe de Daniel Russel. Divulgação

Na linha d

Na linha politicamente correta com seus 49 milhões de seguidores, no Instagram, o vídeo enaltece a diversidade – de corpos e de gêneros. Anitta, uma ex-estudante de marketing, já entendeu, às custas da cultura de cancelamento, nas redes sociais, que não pode deixar de se posicionar em apoio ao segmento LGBTQI+, que a alçou ao posto de estrela nacional.

Talentos – Ela é uma artista com talento para conquistar fãs pelo planeta. Canta, dança, cuida de cada detalhe da sua carreira, vem estudando línguas ao longo dos anos e apresenta uma fala articulada, uma interatividade com ícones pop.

Anitta contribuiu com a amplificação da cultura funkeira, tendo divulgado sua música e movimentos coreográficos como o “quadradinho”. Mas, desde novinha estudou dança de salão e foi professora da modalidade. Depois, firmou-se como a primeira brasileira e fazer clipe com o estilo Stiletto, o estourado Bang. Então, no quesito dança, sempre dá show.

A voz afinada é uma delicadeza, gostosa de se ouvir. Foi trabalhada por ela desde pequena, em corais de igreja. Mas Anitta está longe dos hinos de louvor. Em Me Gusta a letra fala de safadezas, meninas que beijam meninas, dinheiro, bundas. Aos 27 anos, ela cultiva a fama de pegadora geral.

Poderosas – Entrevistei Anitta há alguns anos, quando ela veio a Salvador já bombando a carreira. Comentei que ela cantava temas joviais, recheados de autoestima, e perguntei se ela pensava em focar em assuntos mais ligados às questões que ela levava à terapia. Respondeu que espelhava o universo dela, por isso não tinha como cantar dores, especialmente dor de cotovelo.

Este estilo “poderoso”, de mulher bonita, independente e com sexualidade livre, fez escola, como vimos com Valesca Popozuda, que mandou beijinho no ombro pras invejosas; e como vemos na novinha geração, com a braba Luisa Sonza. Com Anitta, a expressão Me Gusta ganhou nova leitura, está tomando proporções globais e cristalizando os seus antigos planos de carreira internacional.

Editora do site, instagram, twitter e homepage Agora Mexe! Editora da homepage Onde Dançar Salvador. Jornalista, assessora de imprensa, diretora da Palavra Cruzada Assessoria. Praticante apaixonada de danças e de modalidades físicas

0 comentário em “De olho

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: