Destaques Esportes Notícias

Taekwondo celebrado no mundo

O taekwondo tem sua origem ligada à história da Coréia. A luta, praticada pela tropa de elite do 24° rei da dinastia Silla, Ching Heung, há dois mil anos, hoje reúne adeptos que festejam este 4 de setembro como Dia Mundial do Taekwondo.

A arte marcial que originou um esporte de combate ganhou demonstração nos Jogos Olímpicos de Seaul, em 1988, e alcançou status de esporte incluído nos jogos Olímpicos de Verão depois de decisão de membros do Comitê Olímpico Internacional se reuniram na França, no dia 4 de setembro de 1994. Daí surgiu o Dia Mundial do Taekwondo.

Maicon de Andrade, bronze no Rio 2016. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O esporte foi inserido oficialmente nos Jogos Olímpicos em Sidney 2000. Em duas décadas, o taekwondo agregou mais praticantes. O primeiro campeonato da modalidade no Brasil aconteceu em 1973, em São Paulo.

Destaques brasileiros – Nascida em Maringá, no Paraná, Natália Falavigna ganhou seu primeiro título internacional na Irlanda, em 2000, conquistando medalha de ouro e o título de melhor atleta do ano, pela Confederação Brasileira de Taekwondo.

Participou das Olimpíadas de Atenas, chegando às quartas de final. Em 2005 venceu o Campeonato Mundial de Taekwondo, na Espanha. Nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, ficou com o Bronze.

Maicon de Andrade, um mineiro de Justinópolis, é o primeiro taekwondista brasileiro a ganhar uma medalha em Olimpíada. Foi Bronze no Rio 2016.

Em tempos de pandemias e isolamento social, com certames presenciais sendo cancelados ou adiados, iniciativas reúnem atletas na web. O 1º Festival Bahia Open de Parataekwondo vai acontecer no dia 27, à partir das 9h30, com transmissão pelo @taekwondo_inclusivo. Aqui, o esporte é adaptado para pessoas com TEA na Bahia.

Texto: Redação agoramexe.com

Fotos: Taekwondo-athlete-cheering-Stock-Photo1, Reprodução Natalia Falavigna e Tomaz Silva/Agência Brasil

0 comentário em “Taekwondo celebrado no mundo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: