O processo de recuperação do paciente pós-Covid-19, que passou por internamento, vai muito além da alta hospitalar. Cada vez mais são observadas sequelas na pós-internação, como fraqueza muscular e respiratória, fadiga e alteração de sensibilidade, dentre outras.

Já existem estudos que comprovam que pacientes internados perdem força e massa muscular, em uma porcentagem que varia de 10 a 15% de perda por semana, chegando a 5% por dia, se estiver acamado. Na UTI a média chega a 30% de perda nos dez primeiros dias.
A imobilidade prolongada é responsável por causar miopatias e atrofia dos músculos, perda de força e massa muscular, resultando na falta de equilíbrio e da coordenação, juntamente com rigidez articular. Por isso que é comum ouvirmos de alguns pacientes que, após a hospitalização, não conseguem ficar de pé sozinhos, sentar sem apoio, andar ou subir e descer escadas, além de dificuldade nas atividades de vida diária.
A recuperação vai desde a reabilitação pulmonar, com exercícios respiratórios, exercícios para ganho de massa muscular, alongamentos para melhora de amplitude de movimentos, encurtamentos, atrofia e rigidez articular. Não esquecendo também dos exercícios para coordenação motora, de equilíbrios estático e dinâmico.
Foto por Sebastian Voortman em Pexels.com, Foto por Vlada Karpovich em Pexels.com
0 comentário em “Recuperação pós-Covid”