Bem Estar Destaques Notícias

Recuperação pós-Covid

O processo de recuperação do paciente pós-Covid-19, que passou por internamento, vai muito além da alta hospitalar. Cada vez mais são observadas sequelas na pós-internação, como fraqueza muscular e respiratória, fadiga e alteração  de sensibilidade, dentre outras.

A reabilitação física pós-Covid pode acontecer com acompanhamento online

Já  existem estudos que comprovam que pacientes internados perdem força  e massa muscular, em uma porcentagem que varia de 10 a 15% de perda por semana, chegando a 5% por dia, se estiver acamado. Na UTI a média chega a 30% de perda nos dez primeiros dias.

A imobilidade prolongada é  responsável  por causar miopatias e atrofia dos músculos, perda de força  e massa muscular, resultando na falta de equilíbrio  e da coordenação, juntamente com rigidez articular. Por isso que é  comum ouvirmos de alguns pacientes que, após  a hospitalização, não  conseguem ficar de pé sozinhos, sentar sem apoio, andar ou subir e descer escadas, além  de dificuldade nas atividades de vida diária.

A recuperação  vai desde a reabilitação pulmonar, com exercícios  respiratórios, exercícios para ganho de massa muscular, alongamentos para melhora de amplitude de movimentos, encurtamentos, atrofia e rigidez articular. Não  esquecendo também dos exercícios  para coordenação  motora, de equilíbrios estático  e dinâmico.

Foto por Sebastian Voortman em Pexels.com, Foto por Vlada Karpovich em Pexels.com

Irma Soledade Guimarães. Fisioterapeuta formada pela Faculdade Integrada da Bahia. Atuante na área de ortopedia, neurologia e respiratória para crianças, adultos e idosos. Assim como na área de estética (drenagem linfática, massagem relaxante, terapêutica e redutora/modeladora). Experiência em intervenção precoce, psicomotricidade e autismo. No momento de pandemia, ênfase em reabilitação pulmonar para fumantes, ex- fumantes e Covid/Pós Covid. 55 71 98795-0819 @irmasoledade

0 comentário em “Recuperação pós-Covid

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: