A mexicana Frida Kahlo enfrentou desafios físicos, durante todo a sua vida. Alguns pesquisadores consideram a possibilidade de ela ter nascido com espinha bífida. Aos 6 anos, a menina foi diagnosticada com poliomielite, o que não a impediu de praticar esportes, como luta livre e boxe. Com 18 anos, a jovem sofreu um grave acidente, no ônibus de volta da escola. As dores a perseguiriam até o fim, em julho de 1954, aos 47 anos.

É em homenagem ao espírito livre de Frida Kahlo que o Palacete das Artes realiza uma programação, em julho, o mesmo mês do nascimento e morte da artista que se tornou um cultuado ícone global. A celebração começou nas redes sociais, com mais de 60 imagens da exposição Frida e Diego: um sorriso no meio do caminho.

Nesta semana, a programação será finalizada com lives, no instagram @palacetedasartes. Nesta quarta-feira, às 17h, psicóloga junguiana e mestra em Ciências da Religião, Beth Rabelo foca o tema Magdalena Carmem Frida Kahlo y Calderón: superação pela arte.

Na quinta, às 17h, será a vez da bailarina do Balé do Teatro Castro Alves, Lila Martins, apresentar a performance E se Frida Dançasse. O espetáculo, numa parceria com o Balé do Teatro Castro Alves/Funceb (@btca.oficial), é inspirado em um determinado momento da vida da pintora mexicana Frida Kahlo, que quando criança criou uma amiga imaginária que bailava como se não tivesse nenhum sofrimento. A coreografia é uma cena do Projeto Voyeur do Movimento.

Na sexta, no mesmo horário, a atriz, dançarina e performer Iêda Dias apresenta cenas poéticas do espetáculo Frida e Eu, dirigido por Marcos Machado, com estreia em Portugal, em 2017. Uma carta-poema, carta escrita por Frida Kahlo quando estava separada de Diego Rivera também será encenada pela atriz.

A exposição virtual permanecerá à disposição do público nas páginas do Palacete no faceboook e instagram. O Palacete das Artes é um órgão vinculado ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC)/Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA).  Mais informações no tel. 71 3117 6987. Assessoria: 71 999745858/987775409 – Email: cleide.palacetedasartes@gmail.com

Serviço:

Quando:
29, quarta, 17h – Live “Magdalena Carmem Frida Kahlo y Calderón: superação pela arte” (psicóloga junguiana e mestra em Ciências da Religião, Beth Rabelo)
30, quinta, 17h – Apresentação da performance “E se Frida Dançasse” (bailarina Lila Martins – BTCA).
31,sexta, 17h – “Frida Kahlo – Entre cores, dores e amores – Uma vida Esculpida com Arte e Superação” (Iêda Dias, atriz, dancarina e performer)
Onde: Instagram @palacetedasartes

Texto: Redação com informações da Ascom Palacete
Fotos: Reprodução

Imagem de destaque: “Frida Kahlo bailando con la Muerte“, Cristhian Ramirez.Art
Mi mejor hallazgo fue bailar con la vida y la Muerte al mismo tiempo y al mismo ritmo.🎨Óleo sobre lienzo

0 comentário em “Dança, Frida!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: