Bem Estar Destaques Terapia

A vida acontece no presente

Quanto tempo ainda se tem de vida para ficar adiando a realização de projetos, mostrar os afetos e desejos, expressar o que se sente pela vida, assumir o que se é de verdade? Por mais que seja do conhecimento de todos que a morte não tem dia nem hora marcada e que nenhum de nós sabemos em que lugar da fila estamos, mesmo assim, continua-se deixando o que realmente gostaria de fazer e o que realmente importa para o outro tempo.

Parece clichê dizer que a vida acontece no presente, mas é a pura realidade e todos sabem disso. E mesmo assim, existe uma dificuldade em assumir esse presente verdadeiramente.



De que forma você viveria sua vida se tivesse uma outra chance?

Se você tem uma resposta pra isso, por que não encarar o novo dia como uma nova chance e começar a tentar fazer algo diferente, como embarcar nesse clichê de que a vida acontece no presente? Um bom começo é experimentar conectar a palavra com fidelidade ao coração, mas se você gostaria de ter essa segunda chance, e se realmente sente que precisa mudar, mas não consegue entender como, ou enxergar um novo caminho, peça ajuda de um profissional, porque você merece ser feliz.

Na minha experiência como psicóloga clínica, percebo que uma das grandes dificuldades de viver uma vida leve e feliz é por apego e valorização hiper dimensionada dos eventos pertencentes ao passado, arrastando mágoas, arrastando tristezas e utilizando isso como uma desculpa para não seguir em frente, ficar dando voltas em uma mesma fórmula de viver, mudando apenas o cenário.

Arrisque! Reinvente! Ame! Quebre essas amarraras do medo, muitas vezes acomodação, e comece a viver o que você quer e deseja!

Tatiana Furtado
Psicóloga
CRP 03/17661

Psicóloga clínica especialista em Psicoterapia Corporal, analista bionergética, instrutora de Yoga, de meditação e de respiração. Aos 15 anos fez sua primeira aula de Yoga, no antigo Espaço Mahatma Gandhi, que antes funcionava no Ashram. É praticante de Yoga desde 1982 e coordenadora do Espaço Mahatma, desde 2009

27 comentários em “A vida acontece no presente

  1. O medo nos paralisa! Mas transpor esse medo, e olhar a vida de frente, no fundo é desafiador! Lindo e importante texto!

    Curtido por 1 pessoa

    • Tatiana Furtado

      Obrigada por sua contribuição, Helga!
      Não tem problema sentir medo, ele só precisa ser encarado como elemento que compõe o cenário, e não como o comandante do cenário.

      Curtido por 1 pessoa

  2. Muito bom… Pois é…. É clichê, mas o fato é que mudar o funcionamento mental, parar de repetir a fórmula, é difícil… a gente sabe, mas, às vezes, não consegue fazer diferente. Daí que um profissional pode ajudar. Importante é querer mudar.

    Curtido por 1 pessoa

    • Tatiana Furtado

      Sim, Soraia! Esse texto se refere a possibilidades. Realmente não é facil por inúmeros motivos, mas é possível!
      Obrigada pela sua colaboração

      Curtido por 1 pessoa

    • Camila Nascimento

      Amei o texto, Tati… Pode parecer simples, mas não é !!! Eu prefiro arriscar do que viver amarrada ao medo!
      Que possamos viver a vida de forma leve!!!❤

      Curtido por 1 pessoa

  3. carlapellegrinoespinheira

    Muito bom poder ler este texto, principalmente em um momento tão difícil em todos, os nossos medos estão se apresentando a nós. E mais que o medo, a sensação mesmo de que o tempo está parado, e não estamos vivendo. Apenas sobrevivendo. Mas o tempo está passando, e não há como reviver estes dias. Essa ajuda profissional com certeza chega em uma hora certíssima. Gratidão Tatiana, por essa fala sincera e profissional!

    Curtido por 1 pessoa

  4. Ludmila Rohr

    O corpo é a ferramenta perfeita para nos trazer para o presente! Parabéns pelo texto!

    Curtido por 1 pessoa

  5. Excelente texto Tati.
    Parabéns!

    Curtido por 1 pessoa

  6. Renato Faria

    Às vezes as pessoas estão numa encruzilhada, pois a idade chega e atropela sem avisar… A aposentadoria, por exemplo, muda a rotina da pessoa de uma hora para outra. Às vezes é necessário uma ajuda para ressignificar sua vida. Quais valores importam e como redirecionar seus objetivos. Às vezes basta mudar o foco e seguir fazendo o que se gosta. O bom é que não estamos sozinhos nessa. Outras pessoas também passam por isso e trazer esses assuntos para um grupo, apoiados por um profissional da área, pode ajudar muito. Ganhar tempo é fundamental, pois é um problema conhecido e existem formas de se conduzir para uma solução. E tempo é algo que todos temos regrado. Parabéns pelo seu trabalho Tatiana.

    Curtido por 1 pessoa

  7. Vivianne

    Certíssimo!!! Nossa felicidade depende só da gente! Excelente texto!

    Curtido por 1 pessoa

  8. Ana Cláudia

    Texto incrível. Adorei!

    Curtido por 1 pessoa

  9. Enxergar a morte como parte da vida é um bom começo para se “viver” o presente !
    “ Não temos tempo a perder”…
    Texto maravilhoso!
    Parabéns, Tati ❤️

    Curtido por 1 pessoa

  10. Parabéns pelo texto Tati! Que não falte coragem para viver com verdade!

    Curtido por 1 pessoa

  11. Rosangela

    Excelente texto , e uma ótima oportunidade para reflexão. Precisamos ser inteiros no presente, e fazer as nossas mudanças essenciais hoje. Sermos verdadeiros conosco, e com nosso objetivo de vida, se abrir para entender o momento presente. Parabéns, Tatiana Furtado

    Curtido por 1 pessoa

  12. Cristiano

    Desde o momento do nascimento, cada dia é um dia a menos. Pessimista isso, mas verdade. No entanto, deixamos muito para o amanhã, um futuro que nem sabemos se teremos.
    Creio que o momento que vivemos, deixa claro, hora de fazer é agora, momento para ser vivido, é esse.
    Não deixar para depois, sonhos, sentimentos, é agora!!!
    Se dá um frio na barriga, bom sinal.

    Curtido por 1 pessoa

  13. Raiza Viveiros

    Perfeito!!! Não podemos nunca nos esquecer que a vida é agora!

    Curtido por 1 pessoa

  14. Carla Galvão

    A cada dia temos a natureza nos ensinando, o nascer do sol, o amadurecimento do fruto, o desabrochar de uma flor, o brilho da lua. Aprendamos com ela. Os medos, dores, podem existir, mas o importante é não deixar que eles nos tirem a alegria de viver! Excelente reflexão Tatiana. Vamos celebrar a vida e ser gratos, sempre!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: