Cultura Destaques Notícias

Nos circuitos da folia

A Bahia realiza a maior festa de participação popular, do mundo, com seu carnaval que atrai, somente para a cidade de Salvador, mais de 1 milhão de turistas. Em 2020, a folia tem como tema O Carnaval dos Carnavais, com expectativa de totalizar mais de cinco mil horas de música, com cerca de 700 apresentações nos circuitos oficias, de 20 a 25 de fevereiro.

A prefeitura levará aos circuitos mais de 200 atrações para o folião pipoca e outras 350 apresentações nos espaços temáticos e bairros da cidade. Nos dias 15 e 16 de fevereiro, sábado e domingo, com o Fuzuê e Furdunço, será feita uma prévia da festa.

Além dos sete circuitos oficiais do Carnaval – Dodô, Osmar, Batatinha, Sérgio Bezerro, Orlando Tapajós, Mestre Bimba e Riachão –, a cidade terá programação em Periperi, Cajazeiras, Itapuã, Plataforma, Pau da Lima, Liberdade, Centro Histórico, Piatã, Boca do Rio e Rio Vermelho.

Secult na folia – A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia aposta na diversidade no Carnaval do Pelô, que reúne atrações dentre os estilos Afro, Reggae, Arrocha, Axé, Antigos Carnavais, Samba, Rap e Guitarra Baiana, além de Orquestras e Bailes Infantis, para apresentações nos Largos Pedro Archanjo, Tereza Batista e Quincas Berro d’Água. Também projetos compostos por Três Artistas, promovendo grandes encontros musicais no Largo do Pelourinho.

Para desfilar nas ruas e ladeiras do Pelourinho, são selecionadas Bandinhas de Percussão, Bandinhas de Corda e Percussão, Bandinhas de Sopro e Percussão, Bandões, e Grupos de Performances. E não vão faltar os Microtrios e Nanotrios, promovendo o Carnaval Pipoca no Circuito Batatinha. Confira os projetos selecionados.

Programação eclética – A quinta-feira (20) no circuito Osmar é toda do samba. Já na Barra, a música é garantida com a Torre Eletrônica, que garante festa com DJs após a saída do último trio durante todo o Carnaval, começando também na quinta-feira (20). E, na sexta-feira (21), o mesmo circuito recebe, além dos trios elétricos, mais 15 atrações do Furdunço. Do dia 21 ao dia 25 acontece, na Rua Dias D’Ávila, o Beco das Cores, que receberá 25 atrações de música eletrônica.

Fazendo companhia ao Palco Multicultural, que volta a acontecer no Carnaval, mas agora em novo endereço – na Praça das Artes, no Centro Histórico -, e ao Palco do Rock, em Piatã, o Carnaval recebe duas novidades quando o assunto é festa para todos os estilos. O Espaço Mix, no Rio Vermelho, com diversas atrações que trazem uma mistura de ritmos, e o Origens, que no Espaço Cultural da Barroquinha.

A proposta do Origens é levar a cena independente e alternativa da cidade para o Carnaval, reunindo manifestações balizadas na estética negra e uma sonoridade que passeia pela black music e suas vertentes como o afro, afro pop, rap, reggae, r&b, funk, pagode eletrônico, entre outros. Já o Espaço Mix envolve a mistura de ritmos, com palco versátil, visando agradar todas as tribos, combinando com o clima boêmio do Rio Vermelho. Vale lembrar que o mesmo Rio Vermelho recebe o Carnaval Infantil dos dias 23 a 25, sempre a partir das 10h.

No mar – E como o assunto é espaço temático, no sábado (22) acontece o Carnaval Náutico, a partir das 12h, na Baía de Todos-os-Santos. Vão se apresentar no local o cantor Denny Denan e o DJ Rafa Gouveia.

Também a partir do sábado, só que a partir das 17h, a Praça Castro Alves recebe o Pôr do Sol da Castro Alves, onde um trio faz show parado no local. Com uma visão privilegiada, o público vai contar com as apresentações de Moraes Moreira e Davi Moraes. No domingo, será a vez de Baby do Brasil e Paulinho Boca. E na segunda-feira, do Trio Armandinho Dodô e Osmar, com os Irmãos Macêdo.

Abertura na Barra – A abertura oficial da maior festa de rua do planeta, na quinta-feira (20), será em grande estilo, no Farol da Barra, comandada por Carlinhos Brown, que faz grande desfile com cerca de 150 percussionistas do Movimento Percussivo Timbaleira Drummers. Além do Cacique, tocam no Circuito Dodô com apoio da Prefeitura, no mesmo dia, grandes nomes como Daniela Mercury, Margareth Menezes, Claudia Leitte, Harmonia, Banda Eva, Mudei de Nome, Denny Denan, La Fúria, O Poeta, Rafa e Pipo Marques, Lincoln e Duas Medidas, Araketu e Chiclete com Banana.

No Circuito Barra-Ondina ainda tocam Alinne Rosa, na terça; Àttooxxá, no domingo; Lincoln e Duas Medidas, na sexta e no domingo; Parangolé, na sexta; É o Tchan, na terça; Margareth Menezes, na sexta; Igor Kannário e La Fúria, também na sexta; Psirico, no sábado e no domingo; Larissa Luz, na terça; Gerônimo, na segunda; Tuca Fernandes, na terça; O Poeta, no sábado; Ricardo Chaves, na terça; Danniel Vieira, no domingo; e o Bloco da Preta, na sexta..

Destaques do Osmar – De sábado até a terça-feira de Carnaval, a Prefeitura leva dezenas de trios para o folião pipoca do circuito Osmar (Campo Grande). Entre os nomes de destaque estão Saulo, no sábado; Denny Denan, no domingo; Lá Fúria. na segunda e terça; Cláudia Leite, na segunda; Igor Kannário, também na segunda; O Poeta, no domingo e na terça; Mudei de Nome, no domingo e na terça; Rafa e Pipo Marques, na terça; Gerônimo, no sábado; Carla Perez, no sábado e no domingo; e Jau, na terça. Um trio vem para chamar à atenção no Circuito Osmar: a cantora Nêssa faz apresentação inédita com Pablo Vittar, no domingo de folia.

Texto: Redação com informações http://carnavalsalvadorbahia.com.br/ e http://www.cultura.ba.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=290

Fotos: Reprodução e @seucasecom

0 comentário em “Nos circuitos da folia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: