Originalmente São Nicolau, dos séculos 3 e 4 da era cristã, o Papai Noel com barba comprida, roupa vermelha e uma barriguinha proeminente, criado pelo ilustrador Thomas Nast (fotos acima), se espalhou pela América, como símbolo de Natal, somente a partir dos anos 1880. Mas há muito tempo esta imagem do bom velhinho vem ganhando releitura na Bahia.
Em Salvador, a capital mais negra do Brasil, a figura tão querida da garotada ganha shoppings e celebrações, representando a maioria de sua população. Esta releitura, adaptada ao nosso universo, se reflete no Papai do Noel do Pelô 2019, proposto pelo artista Wanderlei Oliveira, com o título de BA-VI.
Ele foi eleito por crianças, durante o mês de dezembro, e, agora, pode ser visto no Campo Grande, integrando a decoração de Natal montada pela prefeitura. A eleição aconteceu no Terreiro de Jesus, Centro Histórico de Salvador, onde os pequenos doaram presentes, desenharam e escreveram cartinhas.
A votação tinha três candidatos a Papel Noel, montados na Vila de Natal. O Papai Noel Cabuloso, do artista Marcos Costa, do Cabuloso Atelier de Arte e Cultura está na comunidade do Solar do Unhão. O Papai Noel de Menelaw Sete, Papai Noel Nativo do Pelô, fica em seu atelier, no Pelourinho. Confira os projetos!
A ação, que conseguiu os votos de 2.920 crianças de várias partes da cidade, foi realizada pela diretoria de Gestão do Centro Histórico, da Secult – Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e integrou o Natal da Prefeitura de Salvador.
Presentes de Natal – No domingo pela manhã, no Terreiro de Jesus, 150 crianças moradoras do Centro Histórico ganharam presentes de Natal. Ao todo, o Terreiro de Papai Noel recebeu 1.378 brinquedos que também estão sendo doados a oito instituições beneficentes, entre elas o Lar da Criança, NACCI – Núcleo de Apoio de Combate ao Câncer, Creche Bel Machado, OAF – Organização do Auxílio Fraterno, CAASAH, Lar Irmã Benedita e Creche Orfanato Vó Flor.

Concerto Eletrônico de Natal – O Concerto Eletrônico de Natal – Paul McCartney a Mozart – foi realizado de 19 a 22 de dezembro, às 19h, ao ar livre, na frente do prédio da Faculdade de Medicina do Terreiro de Jesus e nas janelas, a partir da apresentação de um espetáculo especialmente preparado pelo maestro Ângelo Rafael.
O concerto reúne, numa mesma apresentação, a OCSal – Orquestra de Câmara de Salvador, o Coral Ecumênico da Bahia, o solista (voz) Fábio Eça, o DJ Thiago Pugas e o teremista Rodolfo Lima, todos integrados realizando o espetáculo. Com cadeiras para abrigar a plateia, o Concerto Eletrônico de Natal teve do eletrônico ao acústico, do popular ao erudito, do instrumental ao vocal, e encerrou as celebrações natalinas do Pelourinho Dia e Noite em alto astral com o público de pé cantado junto com os artistas Oh Happy Day .
Texto: Redação com informações da Ascom
Fotos: Reprodução e Divulgação; Divulgação/Anderson Moreira
0 comentário em “Papai Noel soteropolitano”