
Fins – dança poema do corpo emocional, será apresentado na 1ª Mostra Aberta da Escola de Dança, que acontece no sábado
Continuidade e iNEDITISMO
Escola de Dança da UFBA aposta em projetos consagrados e inéditos para profissionalizar seus alunos
A Escola de Dança da UFBA encontra-se desde janeiro sob direção da Professora Carmen Paternostro, cuja principal proposta é expandir a atuação artística dos docentes, discentes e técnicos-administrativos para a comunidade em geral. Para tanto, em novembro a Escola mescla tradição e ineditismo promovendo dois eventos gratuitos com apresentações para a comunidade em geral: o Painel Performático e a Mostra Aberta.
O Painel Performático é um evento institucional realizado desde 2003 pela Escola de Dança da UFBA com o objetivo de compartilhar os trabalhos artísticos concluídos ou em processo de criação, desenvolvidos pelos alunos de graduação e pós-graduação durante o semestre letivo. A última edição, que aconteceu entre 17 e 19 de junho de 2019, contou com quarenta e seis trabalhos apresentados e setenta e dois inscritos, entre performances, coreografias, solos, exposições, instalações, vídeo-dança e cortejos. Nos dias 28 e 29 de novembro de 2019 será realizada a 34ª edição do evento, o que atesta a sua solidez e importância tanto para a comunidade acadêmica quanto para a comunidade externa.
Ao mesmo tempo em que possibilita a ponte entre Universidade e comunidade, o Painel Performático auxilia na profissionalização dos alunos. É através do Painel que muitos discentes realizam sua estreia nos palcos. Além do contato com a plateia, os estudantes são convidados a cuidarem da parte técnica dos seus trabalhos. Eles ficam responsáveis, por exemplo, pela produção, iluminação e sonorização dos trabalhos, desenvolvendo-se assim como artistas completos da cena.
Para aqueles com experiência artística prévia, o Painel serve como espaço para desafios. Como relata a aluna Elaine Fiuzza: “O desafio mais importante que experienciei no Painel Performático foi a criação de um solo. Já havia me apresentado em grupo em outras ocasiões, mas no Painel fui desafiada a criar um solo motivada por assuntos desenvolvidos nas aulas. Esta experiência me motivou a seguir criando solos, e já estou desenvolvendo o meu terceiro agora”.
Ao mesmo tempo em que mantém este evento de sucesso há dezesseis anos, a Escola de Dança da UFBA lança a primeira edição da Mostra Aberta. Esta atividade visa reunir trabalhos artísticos que dialogam com o campo da dança dentro ou fora da comunidade acadêmica. As apresentações dos trabalhos acontecerão no dia 30 de novembro de 2019 nos turnos da tarde e da noite. Assim como o Painel Performático, a Mostra Aberta visa incentivar a criação e montagem de espetáculos; o treinamento em produção de evento; o desenvolvimento e prática da carpintaria cênica. Porém, diferentemente do Painel, possibilita uma maior troca com a comunidade externa à Universidade, visto que se abre para propostas artísticas que não sejam desenvolvidas no âmbito acadêmico. Como reforça a diretora da Escola, Professora Carmen Paternostro, “A intenção desta experiência é trocar saberes e estreitar os vínculos entre núcleos universitários e núcleos comunitários interessados em práticas da Dança que têm ênfase na tradição e contemporaneidade das Danças Urbanas das mais diversas, das Danças Populares, Indígenas e Afro-Brasileiras, bem como estimular a aproximação da sociedade do entorno e a UFBA”.
Serviço
O QUE: 34° Painel Performático e Mostra Aberta
QUANDO: 28 a 30 de novembro
ONDE: Escola de Dança da UFBA
Av Adhemar de Barros, s/n° Campus Ondina
QUANTO: Gratuito
FICHA TÉCNICA
XXXIII PAINEL PERFORMÁTICO | 16 ANOS
Realização: Universidade Federal da Bahia e Escola de Dança
Reitor: João Carlos Sales
Vice-Reitor: Paulo César Miguez
Pró-reitor de Ensino de Graduação: Penildon Silva Filho
Escola de Dança
Diretora: Carmen Paternostro Schaffner
Vice-Diretor: Antrifo Sanches
Assessora de Ações Artístico-Acadêmicas: Mirella Misi
Coordenação Acadêmica: Lucas Valentim
Coordenação de Colegiado: Diurno – Maria Sofia VB Guimarães (Suki Guimarães) / Noturno – Rita Aquino
Coordenação Núcleo de Apoio Técnico de Pesquisa e Extensão – NATEX: Tânia Bispo
Produção: D.A. DançAção (Elaine Fiuza e Caíque Melo), Ana Paula Zanandréa e Cristiano Portela
Responsável técnico: Paulo Barbosa
Estagiária: Ana Brandão.
Apoio Técnico: Ton Bispo, Ney San e Ailton Coelho (Pantho)
Registros Fotográficos: Benedito Cirilo.
Colaboradores técnico-administrativos: Junia Leite, Evane Oliveira, Maurício Lopes, Cilene Queiroz, Rafael Santos Silva, Caio Barreto, Everton Barretto, Sara Sales, Sílvio César Pinto.
Apoio: EDUFBA
Coordenação de Ações Artístico-Acadêmicas
3283-6587
0 comentário em “Giro na Ufba”