Notícias

Giro na Ufba

Fins – dança poema do corpo emocional, será apresentado na 1ª Mostra Aberta da Escola de Dança, que acontece no sábado

Continuidade e iNEDITISMO

Escola de Dança da UFBA aposta em projetos consagrados e inéditos para profissionalizar seus alunos

A Escola de Dança da UFBA encontra-se desde janeiro sob direção da Professora Carmen Paternostro, cuja principal proposta é expandir a atuação artística dos docentes, discentes e técnicos-administrativos para a comunidade em geral. Para tanto, em novembro a Escola mescla tradição e ineditismo promovendo dois eventos gratuitos com apresentações para a comunidade em geral: o Painel Performático e a Mostra Aberta.

O Painel Performático é um evento institucional realizado desde 2003 pela Escola de Dança da UFBA com o objetivo de compartilhar os trabalhos artísticos concluídos ou em processo de criação, desenvolvidos pelos alunos de graduação e pós-graduação durante o semestre letivo. A última edição, que aconteceu entre 17 e 19 de junho de 2019, contou com quarenta e seis trabalhos apresentados e setenta e dois inscritos, entre performances, coreografias, solos, exposições, instalações, vídeo-dança e cortejos. Nos dias 28 e 29 de novembro de 2019 será realizada a 34ª edição do evento, o que atesta a sua solidez e importância tanto para a comunidade acadêmica quanto para a comunidade externa. 

Ao mesmo tempo em que possibilita a ponte entre Universidade e comunidade, o Painel Performático auxilia na profissionalização dos alunos. É através do Painel que muitos discentes realizam sua estreia nos palcos. Além do contato com a plateia, os estudantes são convidados a cuidarem da parte técnica dos seus trabalhos. Eles ficam responsáveis, por exemplo, pela produção, iluminação e sonorização dos trabalhos, desenvolvendo-se assim como artistas completos da cena.

Para aqueles com experiência artística prévia, o Painel serve como espaço para desafios. Como relata a aluna Elaine Fiuzza: “O desafio mais importante que experienciei no Painel Performático foi a criação de um solo. Já havia me apresentado em grupo em outras ocasiões, mas no Painel fui desafiada a criar um solo motivada por assuntos desenvolvidos nas aulas. Esta experiência me motivou a seguir criando solos, e já estou desenvolvendo o meu terceiro agora”.

Ao mesmo tempo em que mantém este evento de sucesso há dezesseis anos, a Escola de Dança da UFBA lança a primeira edição da Mostra Aberta. Esta atividade visa reunir trabalhos artísticos que dialogam com o campo da dança dentro ou fora da comunidade acadêmica. As apresentações dos trabalhos acontecerão no dia 30 de novembro de 2019 nos turnos da tarde e da noite. Assim como o Painel Performático, a Mostra Aberta visa incentivar a criação e montagem de espetáculos; o treinamento em produção de evento; o desenvolvimento e prática da carpintaria cênica. Porém, diferentemente do Painel, possibilita uma maior troca com a comunidade externa à Universidade, visto que se abre para propostas artísticas que não sejam desenvolvidas no âmbito acadêmico. Como reforça a diretora da Escola, Professora Carmen Paternostro, “A intenção desta experiência é trocar saberes e estreitar os vínculos entre núcleos universitários e núcleos comunitários interessados em práticas da Dança que têm ênfase na tradição e contemporaneidade das Danças Urbanas das mais diversas, das Danças Populares, Indígenas e Afro-Brasileiras, bem como estimular a aproximação da sociedade do entorno e a UFBA”.

Serviço

O QUE: 34° Painel Performático e Mostra Aberta

QUANDO: 28 a 30 de novembro

ONDE: Escola de Dança da UFBA

            Av Adhemar de Barros, s/n° Campus Ondina

QUANTO: Gratuito

FICHA TÉCNICA

XXXIII PAINEL PERFORMÁTICO | 16 ANOS

Realização: Universidade Federal da Bahia e Escola de Dança

Reitor: João Carlos Sales

Vice-Reitor: Paulo César Miguez

Pró-reitor de Ensino de Graduação: Penildon Silva Filho

Escola de Dança

Diretora: Carmen Paternostro Schaffner

Vice-Diretor: Antrifo Sanches

Assessora de Ações Artístico-Acadêmicas: Mirella Misi

Coordenação Acadêmica: Lucas Valentim 

Coordenação de Colegiado: Diurno – Maria Sofia VB Guimarães (Suki Guimarães) / Noturno – Rita Aquino

Coordenação Núcleo de Apoio Técnico de Pesquisa e Extensão – NATEX: Tânia Bispo

Produção: D.A. DançAção (Elaine Fiuza e Caíque Melo), Ana Paula Zanandréa e Cristiano Portela

Responsável técnico: Paulo Barbosa

Estagiária: Ana Brandão.

Apoio Técnico: Ton Bispo, Ney San e Ailton Coelho (Pantho)

Registros Fotográficos: Benedito Cirilo.

Colaboradores técnico-administrativos: Junia Leite, Evane Oliveira, Maurício Lopes, Cilene Queiroz, Rafael Santos Silva, Caio Barreto, Everton Barretto, Sara Sales, Sílvio César Pinto.

Apoio: EDUFBA 

Coordenação de Ações Artístico-Acadêmicas

3283-6587


Notícias da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia. Atividades artísticas, de pesquisa e de extensão da instituição

0 comentário em “Giro na Ufba

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: