Destaques Esportes Notícias

Jogos Universitários na Bahia

Depois de 51 anos, os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) voltam a acontecer na Bahia, com abertura na noite desta segunda-feira, 21, no Centro Pan-Americano de Judô, em Lauro de Freitas. A competição reúne 2.500 atletas, vindos das 27 unidades federativas do país. As bandas Psirico e Didá fizeram apresentação.

Após a abertura, as competições estão sendo iniciadas nesta terça-feira. A programação do JUBs segue até o dia 28 de outubro e durante os seis dias haverá competições envolvendo 13 modalidades esportivas, em sete espaços. O público poderá assistir todos os jogos de forma gratuita.

Basquete, futsal, handebol, judô, além do JUBs acadêmico, que é a disputa de artigos científicos, integram a programação, no Centro Pan-Americano de Judô, Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, Ginásio da Unisba, Ginásio de Lauro de Freitas, Gran Hotel Stella Maris, Centro de Treinamento da Ribeira e Piscina Olímpica da Bonocô. No Gran Hotel Stella Maris também funciona o Boulevard dos Atletas, com suporte aos jovens, local de refeições e atividades lúdicas.

A Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) realiza o evento, que tem patrocínio do Governo do Estado por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb). O evento tem investimento de R$ 6 milhões do Governo do Estado.

Participação – Segundo o vice-presidente da CBDU, Alim Maluf Neto, o JUBs envolve mais de 3.500 participantes incluindo comissão técnica e grupo de trabalho e tem a participação de 1.200 instituições de ensino superior. “A expectativa é altíssima e não medimos esforços para oferecer aos atletas a melhor estrutura possível”.

Participam dos jogos 172 atletas baianos de 21 instituições de ensino. A delegação anfitriã ficará hospedada no Hotel Marano, no bairro da Pituba. Para alocação de todos atletas do JUBs 2019, a organização do evento disponibilizou 15 hotéis.

O secretário da Setre, Davidson Magalhães, lembra o caráter inclusivo do esporte e o legado que o evento entrega para a sociedade. “O esforço de trazer o JUBs é exatamente para firmar a Bahia no calendário dos grandes eventos esportivos nacionais. Este evento vai reunir mais de dois mil atletas e confirma essa vocação da Bahia para ser um pólo esportivo. É a demonstração de que o governo do estado tem consciência do esporte como instrumento de inclusão social e fortalecimento dos vínculos comunitários e de espaço para o desenvolvimento sociocultural da nossa juventude”, afirma.

Texto: Redação com informações da Secom Bahia
Fotos: Yago Matheus (Setre) e Camila Souza (Governo do Estado)

0 comentário em “Jogos Universitários na Bahia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: