Academia Bem Estar Destaques Esportes

Treino na maturidade

A população idosa aumentou substancialmente nas últimas décadas e a expectativa de vida das pessoas continua aumentando a cada dia.
.
Tão importante quanto viver muito, é viver com autonomia, ter boa saúde e uma boa qualidade de vida.

Antigamente víamos os idosos como o público frágil, que não deveriam ser expostos a estímulos de treinamento, porém com os estudos mais recentes descobrimos que eles precisam sim de treinamentos com certa intensidade para poder recuperar as várias perdas associadas com a idade.
.
Uma das consequências da idade é a perda de massa muscular e o ganho de gordura. Com o treinamento de força é possível observar benefícios como: melhora da força e flexibilidade; aumento da densidade óssea; redução da gordura corporal; redução da dor articular; melhora da postura; redução de sintomas de doenças crônicas; aumento da potencia muscular evitando quedas; aumento da capacidade funcional e melhora da autoestima.
.
Um estudo de 12 meses realizado em mulheres na pós-menopausa na Universidade Tufts mostrou 1% de GANHOS NO QUADRIL E DENSIDADE ÓSSEA DA COLUNA, 75% AUMENTO DA FORÇA e 13% de AUMENTO EM EQUILÍBRIO com apenas DOIS DIAS POR SEMANA DE TREINAMENTO de força progressiva. O outro grupo, que não realizou musculação apresentou perdas no osso, força e equilíbrio. Alguns outros estudos mostram que quando o idoso treina de forma adequada os ganhos de massa muscular e de força do idoso são iguais ao dos jovens.
.
Portanto fazer atividade para esse grupo torna se OBRIGATÓRIO.
.
Lembre se que antes de começar uma atividade física, é necessária uma avaliação medica e o acompanhamento de um profissional de educação física para criar um bom cronograma de treino voltado para a sua realidade.

0 comentário em “Treino na maturidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: