Abraçaço celebra os 63 anos da Escola de Dança da Ufba – Ato aberto ao público acontecerá na segunda-feira, dia 16, como parte de uma programação comemorativa e de resistência artística

A comunidade da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia (UFBA), celebra o aniversário da instituição, na próxima segunda-feira, dia 16 de setembro, com CelebraDança Abraçaço 63 anos, programação comemorativa e atos de resistência artística, em três momentos distintos. Na abertura, às 10h, acontecerá Reunião da Congregação Ampliada, com a presença do Reitor João Carlos Salles, na Escola, que tem direção da professora doutora Carmen Paternostro e vice-direção de Antrifo Sanches.
À tarde, às 16h, o público está convidado a participar do Abraçaço – Encontro com o outro, no gramado em frente ao Teatro Experimental. O momento contará com Ato Performativo do encontro com o outro, com Marta Bezerra, seguido por Ato de Lamparinas e Folhas – Solo Ossain em Trânsito, de Marilza Oliveira. Depois será mostrado Sorriso Negro, canto com Lindete Souza e acompanhamento ao vivo. O momento será fechado por Abraçaço do ImproLab e CorpoLumen, com Dani Guimarães, Gilberto Santiago, Wilton Batata e Lucas Vieira.
As atividades serão mediadas por professores, técnicos e estudantes, trazendo a dança para conduzir o rito de celebração, criando maiores vínculos entre as pessoas e os ambientes da Escola. Após a abertura, acontecerá o primeiro momento da programação, com Silêncio e Gratidão – Encontro com a natureza e consigo mesmo.
Às14h30, será realizada incensação dos espaços internos da Escola e, às 15h30, Reverência às árvores protetoras do entorno da Escola. Após o Abraçaço, já à noite, acontece o terceiro momento, Folia CelebraDança, no Foyer da Escola de Dança. Às 19h30, Folia e Charanga reúne atos performativos livres. Às 20h30 a programação será encerrada com Coquetel do Aniversário, com abará e guaraná.
Histórico – “Na década de 50, na Bahia, a criação das Escolas de Arte (Música, Dança, Teatro) da Universidade Federal da Bahia, pareceu ser um projeto utópico para muitos baianos. Ao investir na formação profissional e produção de arte e cultura, a UFBA criou na Bahia um terreno estimulante de grande efervescência cultural, como que antevendo profundas transformações que ocorreriam na arte e na cultura brasileira na década seguinte”, escreveu a professora doutora Dulce Aquino.
Lia Robatto em ‘Vertigem do sagrado’, 1976 ‘Candomblé’, de 1957 Clyde Morgan: programa ‘Lirismo’, primeira apresentação conjunto da instituição
“A fundação destas escolas foi parte de um projeto visionário do primeiro Reitor da Universidade Federal da Bahia, Professor Edgard Santos. Pioneira neste intento, a UFBA destacou-se nacionalmente por tal iniciativa inédita, delineando seu perfil de interesse nas Artes e Humanidades. Manteve-se por décadas como única no país a cumprir a função de formação profissional universitária em Dança. Surgia, a partir de então, a Escola de Dança da UFBa”.
Serviço:
CelebraDança Abraçaço 63 anos
Quando: 16 de setembro
Onde: Escola de Dança da UFBA
Abertura
10h – Reunião da Congregação Ampliada com a presença do Reitor João Carlos Salles
1° Momento
Silêncio e Gratidão – Encontro com a natureza e consigo mesmo
14h30 – Incensação dos espaços internos da Escola
15h30 – Reverência às árvores protetoras do entorno da Escola
2° Momento no gramado
Abraçaço – Encontro com o outro
16h30 – Ato Performativo do encontro com o outro com Marta Bezerra
Local: Teatro Experimental da Escola de Dança

17h30 – Ato de Lamparinas e Folhas – Solo “Ossain em Trânsito” de Marilza Oliveira (foto ao lado)
18h30 – Canto “Sorriso Negro” com Lindete Souza – com acompanhamento ao vivo. Abraçaço do ImproLab e CorpoLumen com Dani Guimarães, Gilberto Santiago, Wilton Batata e Lucas Vieira
3° Momento – Folia CelebraDança no Foyer da Escola de Dança
19h30 – Folia e Charanga – Atos performativos livres
20h30 – Coquetel do Aniversário – Abará com guaraná
Informações:
UFBA
Produção Artística – Mirela Mise ou Zana (71) 3283-6584 | 9 8844-9225
Fotos: Memorial de Dança da Ufba, Silvio Robatto, Divulgação
0 comentário em “Giro na Ufba”