Em agosto de 2019, comemora-se 20 anos do primeiro título mundial de Popó. Em entrevista ao jornalista Jefferson Beltrão, para o Bahia da Gente, da TV Alba, o ícone do boxe relembra a trajetória com quatro cinturões mundiais, em duas categorias, as 40 vitórias, a maioria por nocaute. Uma história que, em breve, será vista nas telinhas, na série Os irmãos Freitas, que vai entrar na programação do canal Space. “A pretensão de Walter Salles e Sergio Machado é tornar esta série em um filme”, contou o ex-pugilista.
No seriado, que teve cenas gravadas na França, Argentina e Estados Unidos, além do Brasil, o baiano é vivido por Daniel Rocha. A narrativa parte de Luís Cláudio, irmão de Popó. “É a história do meu irmão, que começou no boxe, e ele era um predestinado, ele era o escolhido, para ser o top do boxe brasileiro”. Acelino Popó de Freitas, caçula de cinco irmãos, ia sempre atrás do boxeador mais velho, campeão brasileiro, peso mosca. Eu ficava atrás. “Nas entrevistas, me avisavam que meu irmão que era o entrevistado”, conta, sorrindo.
Popó, que começou a treinar boxe aos 13 anos, aos 14 começou a lutar e logo conquistou o título baiano. Aos 16, foi campeão Norte Nordeste; aos 17, campeão brasileiro; aos 18, tornou-se profissional. Teve duas derrotas em sua trajetória. Atualmente, aproveitando o famoso feijão da mãe, que mora com ele, Popó está com peso acima de 80 quilos. “Eu olho pra mim hoje e não vejo um pugilista. Todo rolicinho, gordinho”, disse, divertido. Mas conta planos de abrir uma academia recreativa nos Estados Unidos, seguir fazendo suas palestras e analisa sua participação na função política.

“Eu acho que a maioria das pessoas não só gostam do Popó pelas porrada, pelos nocautes, aquilo tudo, Mas tem uma história por trás disso. Não adiante eu ser um ótimo lutador, chegar, nocautear e pô, não olhar pela família, o cara que surgiu de baixo e nunca falou de Baixa de Quintas, nunca falou da família. O cara que veio de lá e nunca falou da casinha onde dormiu no chão, até os 23 anos. Eu sempre mostro para as pessoas que, comigo, eu consegui, e por que com ela não, por que com ela é diferente?”

Sertão, Eder Jofre, Miguel de Oliveira e Popo Freitas
Credenciais da WBA, WBC, WBO, IBF.
8 títulos mundiais numa só foto: 4 Popo; 2 Eder Jofre; 1 Miguel de Oliveira; 1 Sertão. Reprodução @popofreitas
Confira o vídeo com a entrevista completa!
0 comentário em “Nocautes de Popó”