Destaques Esportes

O elixir da juventude

Caros leitores, confirmei a existência do elixir da juventude, e gostaria de partilhar essa confirmação com cada um de vocês.

Então: senta que lá vem história.

Quando criança, acometido de problemas respiratórios, fui induzido, por meus pais, à pratica da natação, como forma de fortalecer meu sistema respiratório e imunológico.

Mesmo criança, rapidamente percebi a melhora em minha condição física e também em minha confiança nos desafios da vida infantil. Isso me levou a evoluir, não somente na natação, mas, também, em vários outros esportes.

Judô, patins, polo aquático e ciclismo passaram a fazer parte da minha rotina, e, a cada dia, mesmo sem nenhum conhecimento científico, tinha a certeza de que tudo aquilo me fazia bem fisicamente, mas, principalmente, na minha autoestima.

A convivência com outros da minha idade, bem como com crianças mais velhas, em um ambiente competitivo, além da sociabilização, também me treinavam para tomar decisões sozinho, a descobrir o melhor caminho, a confiar no meu sucesso.

A inexistência da tecnologia nos conduzia à busca de desafios físicos e mentais, ao fortalecimento de laços sociais em atividades coletivas, à criação de soluções na prática, de problemas comuns.

Cresci observando que aqueles que se dedicavam a esportes desde cedo, pareciam mais jovens e seguros, destemidos e respeitados por suas especificidades atléticas e espírito empoderado, em detrimento dos outros adolescentes mais acomodados.

Corpo como ferramenta – Decidi, então, que seguiria minha caminhada de vida sempre envolvido em atividades que usassem meu corpo como ferramenta de trabalho, me tornando atleta de canoagem patrocinado e treinando para me tornar salva-vidas, pois desde os 9 anos sabia exatamente que essa seria minha profissão.

Vislumbrei meu futuro baseado nos exemplos de outros mais velhos, que também seguiam determinados a se manterem em atividade física o maior tempo possível, sempre mentalmente jovens, criando uma tribo, união positiva que se mostraria um dos maiores ingredientes do ELIXIR DA JUVENTUDE.

Enquanto outros seguiam em busca de suas realizações monetárias, de posses, de poder, eu seguia na busca de aproveitar tudo que meu corpo e mente podiam proporcionar ao serem desafiados, e, assim, em 1995, passei no concurso publico para exercer a função de salva-vidas.

A maioria dos meus companheiros salva-vidas, ao tempo do concurso, tinham a mesma idade, e, mesmo com todas as diferenças de individualidade biológica, seguiam um mesmo comportamento em relação aos cuidados com o corpo, a competitividade e a motivação na busca da evolução das nossas condições físicas. Dependíamos dessa condição para exercer nossa missão.

Envelhecimento precoce – Segui assim até o ano de 2000, quando um acidente na prática do surf me causou algumas lesões, dentre elas, um deslize da quinta vértebra sobre a primeira do sacro, o que ocasionou dores tão intensas, que me fizeram parar a prática de esportes, sendo infelizmente afastado da minha função de salva-vidas, e relocado a atividades administrativas…… começava aí meu envelhecimento precoce!

Durante um tempo acreditei que a lesão seria irreversível, e a falta de treino direcionado à melhoria da mesma me fez ceder a tristeza, envelhecendo em quatro anos o que não tinha envelhecido em 30.

Mas como desistir nunca fez parte da minha natureza, fui buscar no curso de Educação Física as respostas para a cura da minha lesão através de treinos específicos, me tornando estagiário, com supervisão de professores formados como professores de aulas coletivas. Tinha descoberto através dos estudos quais os fortalecimentos musculares deveriam ser feitos para, mesmo com a lesão, seguir na prática esportiva.

Era um dos alunos mais velhos na faculdade e nas academias, ingressei aos 36 anos, mas, com o treino constante, mesmo perto dos 40, seguia intenso e saudável. Ouvia constantemente elogios e perguntas sobre minha motivação e atividade constante, a não parecer ter a idade que tinha, mental e fisicamente um adolescente, enquanto via os amigos e conhecidos de infância, que tinha optado por um caminho mais confortável e sedentário, envelhecerem rapidamente aos meus olhos.

Salva-mar – Durante esses anos estive completamente afastado do Salva-Mar, pois as lembranças dos tempos de resgate me traziam forte sofrimento. Evitava passar na frente da sede da instituição, o que fez que não mantivesse contato com meus companheiros por 16 anos, sem imaginar como estaria o processo de envelhecimento dos mesmos.

E em um novo revés do destino, em 2018, aos 50 anos, consigo voltar, mesmo que de forma administrativa no momento, ao Salva-Mar, ao convívio com aqueles guerreiros que, assim como eu, optaram por uma vida super-ativa fisicamente, e qual não foi minha surpresa ao constatar que tinha confirmado a FONTE DA JUVENTUDE.

Era como se nunca tivesse me afastado deles. Reconheci cada um, citando os nomes, logo eu que não consigo gravar nomes e feições, pois estavam exatamente iguais esteticamente e energeticamente como há 16 anos, talvez umas ruguinhas por causa do sol. Mais surpreendente que encontrar saudáveis e jovens os que entraram comigo em 1995, foi encontrar em sua maioria ainda ativos e saudades, jovens mesmo, aqueles que lá estavam desde 1984.

Ainda treinam, ainda competem, ainda não sabem a idade que tem, são eternos garotos e garotas, alguns aos 60 anos ou bem próximo disso, em maratonas aquáticas, longas viagens de bike, prática de surf, mergulho na apnéia, etc.

Estava, então, confirmada, por mim, a existência da FONTE DA JUVENTUDE, não só por estudos científicos, mas na constatação visual, que demonstram as diferenças na qualidade de vida daqueles que optaram desde cedo por uma vida ativa fisicamente, daqueles que esperaram sempre para começar na “próxima segunda”, só não sabem de que mês ou ano!

Ingredientes – Os ingredientes desse ELIXIR estão todos a sua disposição, e são com certeza, eles:

Um imenso sorriso ao acordar, a gratidão pelo majestoso fato de ter sido selecionado entre milhões de espermatozoides numa insana e inicial disputa pela vida, a escolha como profissão de algo que complete seu espírito e não somente a sua conta bancaria, convivência constante com seres que “não sabem a idade que tem”, portanto estão sempre na puberdade da alma e do espírito e a pratica diária de atividades físicas diversas.

Pelo menos essa é a minha receita e a de tantos “jovens anciões” que me rodeiam!

Começar o mais cedo possível, ajuda e muito nessa condição, mas se você por qualquer que seja o motivo ainda não começou a beber dessa FONTE, te digo:

Não podemos mudar o passado “no meu caso, não mudaria nem meu pior dia”, ele nos trouxe vivos ate aqui, mas para aqueles que não tomaram ainda o ELIXIR DA JUVENTUDE, hoje É SEU DIA DE COMEÇAR!

Saia já desse sofá, dê prioridade ao seu corpo, mesmo após um dia intenso de trabalho no escritório, clínica, meio acadêmico, ou seja lá qual for sua missão de trabalho.

Seja maior que sua maior desculpa, se permita descobrir e realizar aquela atividade que te faz vibrar, que te leva a sentimentos juvenis, qualquer esporte, ou apenas pular corda com amigos, correr “picula” com os filhos e ou netos!

Deixou por muito tempo seu corpo na zona de conforto?

Então, AGORAMEXE!

INSTA: @daltonvinhaes

0 comentário em “O elixir da juventude

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: