Dança Destaques

Artista dos movimentos

Quando era um adolescente, em Candeias, Jacson do Espírito Santo cultuava um ídolo: o dançarino Jacaré, do grupo de pagode É o Tchan!. “Foi minha primeira referência masculina de dança”, contou o dançarino, produtor, professor e diretor do Centro de Formação em Artes da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), ao jornalista Jefferson Beltrão, em entrevista concedida ao programa “Bahia da Gente”, da TV Alba.

À frente do CFA da Funceb, cujo “guarda-chuva” abrange a Escola de Dança da Funceb, Jacson pensa a dança como um caminho para o posicionamento de cada um, como sujeito, como cidadão.

Artista que atuou em espetáculos como Dança das Palavras (abaixo, à direita) Jacson buscou, desde o início da vida profissional, a formação acadêmica.

Trajetória – Jacson é mestre em Dança (UFBA), especialista em Gestão Cultural pelo Curso de Formação de Gestores Culturais dos Estados do Nordeste (UFBA-FUNDAJ-MINC), Especializando em Estudos Contemporâneos em Dança (UFBA), Licenciado em Dança (UFBA) e Bacharel Interdisciplinar em Artes com área de concentração em Arte e Tecnologia (UFBA).

Assumiu, em 2016, seu primeiro trabalho na Funceb, na Coordenação de Dança da DIRART. Atuou como membro do Conselho Nacional de Políticas Culturais – CNPC/MiNC, através do Colegiado Setorial de Dança (2016-2017) e Colegiado Setorial de Arte Digital (2013-2014).

Na Bahia, participou da implantação do Colegiado Setorial de Dança (2013-2014), sendo eleito presidente do mesmo, no biênio 2015-2016.

Neste Dia Internacional da Dança, 29 de abril, confira, na entrevista cedida pela TV Alba ao site agoramexe.com, o pensamento deste artista que move! E aguardem, para breve, a estreia da coluna da Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia, no nosso site!

Fotos: Carol Aó, Rafael Alexandre, Patrícia Carmo
Agradecimento especial: Jefferson Beltrão e equipe da TV Alba

0 comentário em “Artista dos movimentos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: