Bem Estar Destaques Notícias

Parkinsoniano no foco

O Dia Nacional do Parkinsoniano é celebrado neste 4 de abril. A prática regular de exercícios físicos tem sido fundamental para minimizar os sintomas motores e não motores, dando mais qualidade de vida aos pacientes que sofrem do Mal de Parkinson e as demais doenças parkinsonianas, que afetam o sistema nervoso central.

A data celebrada nesta quinta-feira tem por objetivo conscientizar e alertar a sociedade. Os principais sinais e sintomas são o tremor em repouso, a lentidão de movimentos, a rigidez muscular e a diminuição na amplitude dos movimentos, além das alterações posturais e na marcha.

Como consequência, os pacientes  apresentam desequilíbrio postural, diminuição das capacidades funcionais e alta incidência de quedas. Na Rede Fluir há profissionais especializados em lidar com este tipo de necessidade especial.

Sobre o Mal de Parkinson  – De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), atualmente aproximadamente 1% da população mundial com mais de 65 anos tem a doença.

A Doença de Parkinson é uma enfermidade neurológica degenerativa, crônica e progressista desencadeada pela perda de neurônios do Sistema nervoso Central  em uma região conhecida como substância negra, sendo estes neurônios responsáveis pela produção e liberação da dopamina, um neurotransmissor importante principalmente para o controle dos movimentos.

Atualmente, não há cura para a doença, porém o tratamento medicamentoso e as diferentes terapias complementares, como a prática de exercícios físicos, auxilia no bem estar dos pacientes. O exercício físico promove a melhora da oxigenação e glicose cerebral, favorece a neuroplasticidade e estimula a produção de dopamina.

Com isso, as funções cognitivas, as estruturas e as funções cerebrais são beneficiadas, levando, consequentemente à melhora psicológica, cognitiva e motora dos pacientes.

Texto: Assessoria de Imprensa – Doris Pinheiro

0 comentário em “Parkinsoniano no foco

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: