Ser Padeira, com P maiúsculo, era um sonho acalentado por Vilma Morais. Depois de “uma vida” trabalhando na Receita Federal de Salvador, ela finalmente chegou à aposentadoria e, então, toda jovial e faceira, colocou mãos à massa, para realizar os planos: “a partir de muito estudo e dedicação, passei a criar meus próprios pães”. Agora, além das entusiasmadas encomendas que atende, Vilma compartilha conhecimentos nas Oficinas de Pães Artesanais.

As próximas oficinas serão voltadas para a Fermentação Biológica. Depois, o programa segue com oficinas de Fermentação Natural. Imagine aí, começar a aprender a fazer pão, como um recheado ou um baguete com azeitona e ervas, degustando com a professora com um fio de azeite?

E pense aí em um Pāo de Cebola, nas palavras da mestra, “delicioso, de um aroma fantástico e de uma maciez que dissolve na boca”. Ela anuncia que dará diversas dicas de modelagens e decoração, despertando e estimulando a criatividade, para que cada produto tenha a sua identidade. Inclua nas aulas o aprendizado de outras delícias, como pão semi integral multigrãos com crostas de grāos, rosca da rainha e rosca recheada.

Uma amostra das gostosuras pode ser conferida na rede social, onde ela, como toda pessoa que ama a química de forno e cozinha, costuma arrebatar comentários comovidos, com fotos e descrição de aromas, sabores e texturas de sua panificação. Vilma produz pães com estética rebuscada – por fora, com desenhos no capricho; por dentro, com alvéolos que comprovam a tentadora fofurice, combinada com recheios que enriquecem a massa.

Formação – Engenheira mecânica formada em Minas Gerais, Vilma Morais sempre teve imenso interesse em gastronomia, sendo que nos últimos anos foi se encantando especialmente pela arte de fazer pães.

Cursou Panificação Artesanal em 2015, com Didier Niepceron, refazendo o curso recentemente. Com Marcio Kimura e Sauro Skarabotta fez o Curso de Pães Italianos com Fermentação Natural. Com Victor Sobral, estudou Pães Portugueses de Fermento Natural; com Patrick Catapano, fechou o curso de Pães e Pizza sem Glúten. Com Eduardo Beltrame fez Panificação I e II.

Todo tempinho que lhe sobra serve para estudar mais, ou assistir vídeos na net. A padeira vibrou, por exemplo, com a aula da russa Anna Gabur, que assistiu pela live de Anna Riccio (@annariccio), sobre decoração em pães de longa fermentação.

Os riscados que Vilma gera em sua produção são de chamar atenção pela beleza e originalidade. Antes de fazer estes desenhos encantadores e levar pães ao forno, Vilma faz verdadeiros croquis no papel. Tudo indica que o filho Victor, designer, é uma inspiração, nestes momentos de pura arte. Certeza é que ele, e o irmão Vinícius, foram os primeiros a provar, e a aprovar, as delícias da mãe.

O prazer dos detalhes é reflexo do que Vilma Morais chama de sua pegada: “tornar o pão um alimento para o corpo e para a alma, cheio de sabores e aromas. E que todos possam comer sem culpa. Penso que estou no caminho certo”.

Serviço:
Oficinas de Fermentação Biológica
Vilma Morais – @vilmarima, 71 99963-0186 (WhatsApp)

Fotos: Reprodução

62 comentários em “Mãos à massa!

  1. Adriana (drika)

    Parabéns mestra em para deliciosos 👏

    Curtir

  2. Juliana Rocha

    Os melhores pães que já comi na vida! Sempre se inovando e surpreendendo com essas delícias ❤️ Sou fã e recomendo pra todo mundo a oficina!

    Curtir

  3. O segredo da Vilma Morais é a delicadeza e perfeccionismo com que faz tudo que põe as mãos. Além de fazer pães maravilhosos é uma gourmet excepcional e refinada. Minha inspiração há muitos anos.

    Curtir

  4. José Américo Cassini

    Excelente matéria sobre pães artesanais com a especialista Vilma Morais. Recomendo muito os pães da “mestra” aos Soteropolitanos!!! Buon appetito!!! Bon appétit!!! Bom apetite!!!

    Curtir

  5. Irmão orgulhoso, feliz pelo êxito na sua jornada. É nítida a satisfação percebida em seu semblante, a cada expressão de prazer dos degustadores que têm o privilégio de saborear as suas receitas!
    É de pura gentileza permitir que possamos conhecer essa sua habilidade!

    Curtir

    • Vilma Morais

      Sandro, muito obrigada! Uma das minhas grandes alegrias é perceber o prazer quando degustam meus Pães, fico imensamente feliz.

      Curtir

  6. Wilmar Morais Santos

    Eu, Wilmar Morais Santos, irmão primogênito de Vilma, assim como seus filhos, Victor e Vinícius, também tenho o privilégio de apreciar as gostosuras de pães, feitos por ela.
    Tem alguns pães, que de tão bonitos, dá até pena comê-los!
    Me orgulho de ter uma irmã como ela, que entre as muitas qualidades que possui, é uma exímia padeira.

    Curtir

    • Vilma Morais

      Wilmar, muitíssimo obrigada pelas palavras! Lembro que um Pão que fiz você disse que tinha pena de cortar, queria usar como objeto de decoração. Fico feliz!

      Curtir

  7. Só quem já degustou sabe o q são essas maravilhas.
    Perfeitos no sabor e na apresentação.

    Curtir

    • Vilma Morais

      Obrigada, Dalmar! Fico muito honrada com suas palavras, afinal você é um excelente cozinheiro e é extremamente exigente.

      Curtir

  8. Odilon ferreira mattos junior

    Parabéns amiga ! Que sucesso! Eu, como já tive o privilégio de ganhar um pão maravilhoso feito por você, posso dizer o quão especial e gostoso ele é!!! Matéria show!!👏👏👏👏👏👏👏

    Curtir

    • Vilma Morais

      Obrigada, Odilon! A matéria está um show à parte, amei por demais!

      Curtir

    • Silvia medeiros

      O melhor pão da vida sou vida saudável fittiness é o único pão no mundo que eu
      Como porque são verdadeiramente artesanais nesse eu confio pela qualidade são maravilhosos adoro ja estou com saudades de come – los

      Curtir

      • Vilma Morais

        Sílvia, sei o quanto você cuida da sua alimentação, da preocupação que tem em só comer o que, de fato, faz bem para saúde. Saber que meus Pães são os únicos que você se permite comer, me deixa recompensada.

        Curtir

  9. Acabo de ler a matéria, “QUE MASSA”!
    “…Penso que estou no caminho certo”.
    Para completar: Cogito, ergo sum é uma frase de autoria do filósofo e matemático francês René Descartes. “Penso, logo existo”; “Penso, portanto sou”. Sucesso Vilma, está no teu caminho!

    Curtir

  10. Suely Abreu

    As mãos de Vilma são de fada. Sempre foi muito habilidosa em relação a cozinha principalmente falando em pães. Herança de mãe que também é um primor na cozinha. Parabéns cunhada! Você merece tudo denominado nesta vida.

    Curtir

  11. Fabricio Delgado Santos

    Além de ser minha tia foi minha tutora nas oficinas de pães que fiz. Aprendi uma variedade incrível de produtos, que por sinal, comercializo e que fazem muito sucesso, todos os clientes AMAM essas delicias. Além de saber fazer essas maravilhas, ela tem um dom especial para ensinar e passar seus conhecimentos para seus alunos. SUPER Recomendo a oficina.

    Curtir

    • Vilma Morais

      Obrigada, Fabrício! Os próximos passos serão as Oficinas de Fermentação Natural, a partir daí você ficará completo, sua alma é de Padeiro, herdou da tia.

      Curtir

  12. Gilton Santana

    Sou fã dos produtos da Vilma. Tudo feito com muito refinamento e ingredientes de altíssima qualidade. O resultado é uma explosão de sabor a cada mordida.

    Profissionais como Vilma só reafirmam a importância do apoio aos pequenos produtores locais e que o trabalho artesanal consegue entregar uma qualidade infinitamente superior à produção em industrializada.

    Curtir

    • Vilma Morais

      Gilton, muito obrigada! Você semore foi um dos meus incentivadores.
      Que venham esses apoios citados por você, os pequenos produtores artesanais estão carentes.

      Curtir

  13. Brunno Luiz

    Quem já comeu, sabe o quão maravilhoso é o sabor e o aroma… Mas Vilma já te ganha de longe pelo visu dos pães que casa perfeitamente com o sabor e aroma dessa delicia.

    Curtir

  14. Vilma é uma inspiração, quando ela fez o curso comigo me inspirei muito em sua técnica e fluidez, de energia fantástica e super entusiasta trouxe uma alegria ao curso além de enriquecer a troca de conhecimentos.
    Desejo todo sucesso, já sabendo que é certo, pois quando se faz com amor tudo cresce.
    Muita luz, paz e prosperidade.

    Curtir

    • Vilma Mirais

      Patrick Catapano, “ouvir” essas suas palavras me deixa imensamente feliz e lisonjeada… Você semore foi meu ídolo. Passei anos sonhando fazer cursos com você, e o sonho foi realizado no ano passado, com dois cursos: Pães de Fermentação Natural e Pães e Pizza sem Glúten. O apredizado foi imenso, mas, o que mais me marcou, foi a sua sensibilidade e profissionalismo generoso. Aprendi com você a exercer a humildade, a entender que nada somos se não praticarmos a generosidade e o partilhamento. Sou muito grata pelas dicas técnica e humanas que absorvi de você, certamente me tornei uma pessoa melhor.

      Curtir

  15. Delicia de Pães, Profissional competente e dedicada. Vale a pena degustar.

    Curtir

  16. Essa padeira é sucesso certeiro. Nada como o trabalho realizado com riqueza em cada detalhe. Dos ingredientes ao acabamento… além de deliciosos, cada um mais lindo que o outro… Pra quem ainda não conheceu ou provou. Vale muito a pena. Super recomendo!!!

    Curtir

  17. Elaine Ávila

    Uma excelente padeira!! Sou muito grata a ela por ter me ensinado esse dom. Uma paciência pra ensinar sem igual… Tudo que é feito por ela é com maestria. Inclusive, comercializo tudo que aprendi.

    Curtir

    • Vilma Morais

      Elaine, foi um prazer ter te ensinado a arte da Panificação e fico muito feliz quando ouço falar do sucesso que os seus Pães fazem com os clientes. E “vamo que vamo”!

      Curtir

  18. Amei tia Vilma!!! Seus pães são os melhores ❤️❤️❤️

    Curtir

  19. RAQUEL AMORIM MORAIS SANTOS

    Super recomendo, os pães da Vilma, além de lindos e apetitosos são de um sabor inigualável Cada fornada de seus pães é uma verdadeira viajem de prazer e de delícias! Certamente que os apreciadores de qualidade, aroma, sabor e textura irão se deliciar!

    Curtir

  20. Vilma, comentar sobre vc, é um privilégio
    Comentar sobre as mãos de fada que manuseia a massa dos pães, é importante é essencial verificar a doçura a delicadeza, como já dito acima, da mãos que fazem jorrar sabor, beleza …
    Um pão “Da Vilma” é tudo de mais bonito, sobre a mesa, é tão ” chamativo” que eu, comparo com o “pão dos Deuses”
    Obrigada, minha querida padeira!

    Curtir

  21. Fernanda Melgaço

    Quando se junta amor, dedicação, bom gosto e ingredientes de 1ª linha, só pode resultar em coisa boa. Assim são os pães da Vilma. Arte em forma de gostosura. Sou fã.

    Curtir

  22. Lucia muricy

    Amo os pães desta minha querida amiga, que conheci ainda no começo, com a “Piu di Nila”, do qual sinto muitas saudades, desde essa época já demostrava sua vocação e dom.
    Os pães foram mais uma maravilhosa surpresa da qual não consigo acordar ou dormir sem saborear.
    Vc é uma Deusa dos pães, mãos de fadas.
    Já provei vários e são todos maravilhosos.

    Curtir

  23. Vilma Morais

    Obrigada, Giovana Pimpim! Fico muito feliz com essas suas palavras “os seus pães são os melhores”.

    Curtir

  24. Vilma Morais parabéns sucesso, seus pães são lindos e perfeito. Graças a deus tive o privilégio de fazer alguns curso a vc , se eu sei fazer pães hj graças a vc um abraço! Vc é minha inspiração nos pães artesanais. Bjo sua linda.

    Curtir

    • Vilma Morais

      Ah, Pretinha!!!! Nunca me esqueço de você comentando que só conseguiu aprender a fazer pães depois dos meus ensinamentos, embora vc viesse, ao longo do tempo, tentando aprender com outras pessoas. Me sinto muito realizada quando ouço esse seu comentário.

      Curtir

  25. Como sobrinha tenho orgulho em dizer que os pães além de bonitos são maravilhosos. Faz os pães com dedicação e acima de tudo ama o que faz por isso são tão perfeitos. Parabéns Tia vc merece todo reconhecimento. 😍😘

    Curtir

  26. Leomar Lyrio

    Conheci Vilma em agosto de 2018 no curso com Patrick. Desde o primeiro dia fiquei fascinado com a sua habilidade e sensibilidade. Entretanto, foi a sua predisposição em dividir conhecimento o que mais me chamou atenção. Desde aquele momento passamos nos comunicar e dividir experiências. Tenho aprendido muito e tirado muitas dúvidas. Tenho certeza que em breve a veremos entre os renomados padeiros deste nosso Brasil. No próximo dia 20.02 estaremos juntos quando participarei da primeira oficina de pães. Ansioso por este momento. Deus lhe ilumine sempre.
    Leo

    Curtir

    • Vilma Morais

      Obrigada, Dr. Leomar! Nos indentificamos desfe o primeiro dia do curso do Patrick Catapano. O Pão tem o poder de unir as pessoas, é uma das suas magias… Se depender do meu empenho, um dia serei uma grande Padeira, como você carinhosamente disse no seu depoimento, mas, se eu conseguir inspirar as pessoas a entrarem neste fantástico e mágico mundo da Panificação, ja me sentirei realizada.. Honrada em vo se inscrever na minha Oficina, pois já é um Padeiro que produz belíssimos Pães, meu nivel de responsabilidade será bem mais elevado.

      Curtir

  27. Essa é a rainha dos pães!! Suas mãos traduzem o prazer de comer em pães espetaculares! 😋😋

    Curtir

  28. William Marques

    Fazer pães com amor, eh uma frase chavão mas eh, sem duvida, o grande ingrediente por trás de muita pesquisa e experimentação nas gostosuras que Vilma prepara com o coração. Exigente e criteriosa com os ingrediente, isso eh só o começo da receita… Quem já provou, sabe que em seus pães tem muito amor!

    Curtir

  29. Conceição Colavolpe

    Vilma acabei de ler a matéria, excelente. Conheci suas delícias quando trabalhávamos juntas na Receita tudo sempre maravilhoso. Agora como padeira não poderia ser diferente, ótima apresentação qualidade e muito gostosos. Parabéns e sucesso!!!!!!

    Curtir

  30. João Antônio Medeiros

    Os melhores pães do mundo, com um sabor único! Nos levam a uma verdadeira experiência!

    Curtir

    • Vilma Morais

      João, obrigada! Olhar a sua cara quando pega os Pães e, de olhos fechados, cheira-os, faz carinho e depois dá uma dentada, me deixa sempre com um sorriso largo e o coração quentinho. Pena que nunca filmei essas cenas.

      Curtir

  31. Que legal essa matéria! Acabei de ver meu nome nela. Sou a ANNA RICCIO, que fiz uma live com a ANNA GABUR no instagram. Obrigada pela menção! Sucesso, Vilma!

    Curtir

  32. Verbena Oliveira de Carvalho

    Sou vizinha de Vilma e já nos conhecemos hé um bom tempo. Sempre juntas nos FDS tomando sol na piscina. Uma amizade de respeito e mta consideração. Fui presenteada com um de seus pães. Que delícia. De comer rezando. Bem, com certeza serei sua cliente. Mto feliz por ela ter investido em algo q lhe dá prazer. Faz com amor e carinho. O resultado será de mto sucesso. Moro no andar acima do dela. Sinto o aroma dos pães. Já ligo quero um. São irresistíveis!! Parabéns Vilma. Sucesso sempre!! Bjs

    Curtir

  33. Elton Alecrim

    Sou um privilegiado, sou primo e já fui aluno em uma de suas oficinas.
    Já comi várias delícias feitas por ela,e hoje,já faço alguns pães, graças aos ensinamentos e incentivos dela.Obrigado Padeira

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: