Bem Estar Esportes Notícias Video

Bike indoor – Superação!

 

Pode ser apenas um treino, mas com as músicas certas, com técnica e conhecimento aprimorado do condutor, se for aliado ao mais puro sentimento de superação, com certeza, mais que uma aula, será um RITUAL.

Além das melhorias físicas, a prática da bike indoor pode ser uma cura das mazelas e dificuldades encontradas no dia a dia. Sei disso, pois todos os dias ministro treinos dessa modalidade e posso ver nos semblantes dos alunos quando chegam pro treino, após um dia inteiro de trabalho, a expressão de cansaço e as vezes de tensão e preocupação, e no final das aulas, os sorrisos e agradecimentos me dão a certeza que estão em paz com seus desafios.

O spinning é um treino feito em bicicletas ergométricas, criado pelo sul africano Jonathan Goldberg, conhecido como Johnny G.

Ele era um ciclista que estava treinando, em 1987, para uma corrida de cross-country entre Los Angeles e Nova York, e, num treino noturno, quase foi morto em uma estrada. Ali ele teve a ideia de fazer o treinamento noturno dentro de casa, em uma bicicleta fixa no chão. E, posteriormente, simulando as dificuldades de uma pedalada ao ar livre, adaptou e desenvolveu um programa de treinamento comercial, que ficou conhecido como spinning.

Por não haver impacto com o solo, pode ser praticado por qualquer pessoa, desde que informe ao professor se tem problemas articulares e/ou cardíacos, por exemplo, dando condição ao mesmo de prescrever, no caso de lesões articulares, além de fortalecimento muscular, ângulos de regulagem da bike que favoreçam menor compressão sobre a articulação lesionada. No caso de cardíacos e outras limitações, poderá determinar cargas e ritmos de giro, que fiquem dentro da recomendação médica apresentada pelo aluno no ato da matricula na academia.

Dito isso, passo novamente ao que considero o grande trunfo dessa modalidade.

Por ser executada de forma coletiva, íntegra os indivíduos que a praticam criando círculos de amizade que se voltam completamente a melhoria da qualidade de vida. Pessoas que conheci fazendo minhas aulas, antes completamente sedentárias e com preferências alimentares bastante perigosas à saúde, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, que ansiavam pela ¨sexta-feira¨ pra começarem a farra, agora esperam ansiosas o nascer do sol aos sábados, montados em suas bikes, com os amigos, em busca de alegria e saúde. Já não se permitem as baladas, ou comprometerão o giro do dia seguinte!

Não há valor que seja pago a um professor de Educação Física, que possa cobrir o prazer de saber que fez parte dessa mudança, que através de suas palavras (no meu caso, gritos, rsrs) conseguiu incutir no indivíduo a chama da superação.

Ao que conduz esses treinos, não espero menos que a entrega total ao aluno!

Tem que ser mais que apenas uma aula, tem que ser mágico!

Não dou aulas, eu ministro rituais de cura! Busco aliar a técnica ao meu coração, e trago pro ambiente fechado toda a emoção

Como disse anteriormente, não dou aulas, eu ministro rituais de cura! Busco aliar a técnica ao meu coração, e trago pro ambiente fechado toda a emoção que sinto nas trilhas que desbravo em meio a matas, ou nos longos treinos no asfalto, deixo meu amor pelo ciclismo aflorar, emano o fervor dos desafios a que me proponho, e os levo a entender que o “impossível” só existe até você superar seus limites.

Em cada ritual de treino, busco conduzir a energia dos alunos através das músicas escolhidas pra gerar efeito emotivo, aliando palavras motivacionais, formando um caldeirão de energia que ao final é distribuído a todos em forma de sorrisos e olhares de gratidão. Isso não tem preço. A alma agradece!

Não tema a prática do bike indoor, não se ache incapaz de vencer esses treinos. Não interessa a intensidade, o professor bem treinado fará com que você realize a atividade dentro da sua condição, e, com o tempo e a prática, vendo como vale a pena sua evolução física, será lançado a um novo patamar de qualidade de vida.

É só dar um passo e já não estará no mesmo lugar! Acredite no seu potencial, e se permita viver a emoção da pratica dessa maravilhosa modalidade!

Em breve estarei de volta falando sobre outras modalidades de aulas coletivas, e sempre deixando a pergunta no ar: “O que te impede de começar hoje?”

Bom ritual a todos!

@daltonvinhaes 

Personal autônomo, pós-graduado em personal, especialista em bike indoor, jump, local e circuitos

0 comentário em “Bike indoor – Superação!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: