Bem Estar Destaques Esportes Notícias

Corpo, veículo da alma

Senta que lá vem história…

Estava girando na solitude da alma, sentindo o prazer que a bike pode me proporcionar, quando fui tolhido por uma sensação deliciosa de GRATIDÃO.

Junto a ela uma compreensão da sorte que tenho de ter todos os órgãos do meu corpo em pleno funcionamento. Claro, já não respondem tão bem quanto aos meus 20 anos, mas ainda me conduzindo a lugares maravilhosos, a sensações novas e intensas.

Com essa percepção, começo a refletir sobre a forma que vi, vejo e uso meu corpo.

Quando menino, com uns 12 anos, fui apelidado de “Roquelino Baleofante” devido à barriga grande, e por ter altura maior que as dos meninos da minha idade. Nessa época meu esporte era a natação, e a única coisa que entendia era que meu corpo desproporcional me fazia deslizar mais que os outros nos treinos… E, então, comemorava minha “sorte” de ser fora do “padrão”, e sempre estava entre os três primeiros colocados nas competições.

Na adolescência, emagreci muito, e como meus braços e mãos se tornaram muito longos em relação ao meu tronco e pernas, recebi novo apelido: “Tóronha”, numa alusão à minha semelhança com uma tora de madeira, com dois longos galhos nas laterais. Descubro então, que essa nova desproporção se tornaria uma vantagem na prática do meu novo esporte, a canoagem. Os caiaques de surf são muito apertados, para que o corpo não deslize nas manobras, e, enquanto a maioria dos “fortões” tinha grande dificuldade para entrar e se manter no barco, eu entrava fácil em qualquer um. Já os meus longos braços, tão ridicularizados, me faziam ter um alcance maior que os outros, nas remadas… E, então, comemorava minha “sorte” de ser fora do “padrão”, e sempre estava entre os três primeiros colocados nas competições.

Atualmente, o meu corpo, agora com nova desproporção da minha gordura abdominal – fruto de um descontrole alimentar constante -, em relação ao resto do corpo, treinado e definido, me gerou nova alcunha: “Bob Esponja Calça Quadrada”.

Explico: sou desprovido de amplitude dos glúteos, o famoso “tábua de passar”, as pernas continuam finas, e com as gorduras laterais, fiquei “quadrado”. Como voltei a nadar com intensidade e praticar o hand surf, essas características têm me dado vantagem sobre outros praticantes da mesma idade, mas hoje, não me preocupo com isso, somente, com o prazer que sinto a cada vivência dos variados esportes que pratico… E, então, comemoro minha “sorte” de ser fora do “padrão”, e continuar tendo esse corpo, para regozijo do meu espírito aventureiro.

Hoje vejo as pessoas cada vez mais voltadas para a estética corporal, do que para a saúde física e mental.

Apelidos gerados de nossas características físicas e comportamentais levam a uma busca desenfreada de satisfazer os outros. É, os outros, pois existe a tentativa de se adequar ao que o “outro” entende como belo. Nos perdemos no tempo, deixamos de entender a verdadeira função dessa máquina maravilhosa, o CORPO, que prioritariamente serve como VEÍCULO DA ALMA, para transformá-la em cartão de visita estético.

Não, não somos nossos corpos, somos muito mais, somos ALMA E ESPÍRITO.

Cuide de seu corpo belo como é, aceite suas “diferenças” em relação ao que a sociedade doentia determinou como “belo”. Sorria dos apelidos dados, perceba que foi notado(a) e se divirta com o que tem. Garanta que ele possa conduzir sua alma aos desejos do seu espírito, sejam eles quais forem, se AME, se RESPEITE, se OLHE como um todo e tenha a certeza que o que nos mantém juntos, seja sexualmente ou afetivamente, não é ser “igual” e sim, SER AUTÊNTICO.

Deixe que o sentimento de GRATIDÃO tome conta de sua alma, ao perceber que tens sorte, com suas diferenças. E que, se souber usar possíveis desproporções, elas irão te proporcionar prazeres que a estética desconhece.

@daltonvinhaes

Confira vídeo do colunista, sobre o tema, no Instagram @agoramexe

Personal autônomo, pós-graduado em personal, especialista em bike indoor, jump, local e circuitos

1 comentário em “Corpo, veículo da alma

  1. Elaine Araújo

    Como sempre você é autêntico e um motivador nato. Parabéns Vinhaes!!!! Te admiro a cada matéria.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: