Esportes Notícias

Que comecem os Jogos Escolares!

Maior competição estudantil do país, os Jogos Escolares da Juventude têm abertura oficial da etapa nacional nesta segunda-feira, 12 de novembro, às 18h, na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, no Ginásio do Colégio Henrique Castriciano. Até o dia 25 de novembro, jovens de 12 a 17 anos, de escolas públicas e privadas, disputarão provas em 14 modalidades: basquete, futsal, handebol, vôlei, atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, natação, tênis de mesa, vôlei de praia (apenas na categoria 15 a 17 anos), xadrez e wrestling.

A delegação da Bahia viaja com 145 pessoas, entre dirigentes, equipe técnica e atletas. Os competidores representam o estado nas modalidades individuais – masculino e feminino -, de atletismo, tênis de mesa, natação, judô, xadrez, luta olímpica, vôlei de praia, badminton e ginástica rítmica.

A Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego e Esporte (Setre), apoia a viagem dos atletas classificados para as etapas regionais e nacionais.

Ídolos – A programação inclui a presença de nomes de destaque do esporte nacional, como Daniele Hypolito (ginástica artística), Fabi (vôlei), Joanna Maranhão (natação), Tiago Camilo (judô), Ana Marcela Cunha (maratona aquática), e Magnólia Figueiredo (atletismo).

Os digital influencers Carol Mendonça e Rodrigo Sacramento irão interagir com os participantes, assim como o judoca Duda Vaz, medalhista de bronze no evento. Vários atletas de alto rendimento foram revelados durante os Jogos Escolares da Juventude, caso, no judô, da campeã olímpica Sarah Menezes e da campeã mundial Mayra Aguiar.

Coordenador geral dos Jogos Escolares, André Mattos destaca que os protagonistas do evento são os estudantes, mas um elenco de nomes do esporte, escolhido pelo COB – Comitê Olímpico Brasileiro para cada edição, marca presença e divide as atenções. Para ele, os Jogos Escolares da Juventude, além de revelarem talentos para o esporte olímpico brasileiro, contribuem para a inserção social e para o fortalecimento da cidadania de todos os jovens participantes.

Jogos

Etapas – A competição, que acontece há 14 anos, reúne milhares de estudantes atletas, entre 12 e 17 anos, de todo o Brasil em modalidades esportivas individuais e coletivas. A etapa nacional é organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), com apoio do Ministério do Esporte.

Na etapa regional, também realizada em Natal, participaram ao todo, mais de 450 alunos/atletas da Bahia. Foram38 equipes, organizadas em 15 escolas da rede pública e 11 da rede privada –, da capital baiana e das cidades de Barreiras, Caravelas, Rio do Antônio, Juazeiro, Teixeira de Freitas, Malhada de Pedras, Candiba, Brumado e Lauro de Freitas.

ÍconetextoDa redação, com informações do Ministério do Esporte e da Sudesb

Câmera Divulgação/COB e Wander Roberto/Exemplus/COB

0 comentário em “Que comecem os Jogos Escolares!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: