Dança Destaques

O movimento é urbano!

 

 

 

Dançarino e professor, Júnior Soriano utiliza referências de estilos como Dance Hall, Afro Ragga, All Style, Reggae, Reggae Roots e Free Style. No vídeo gravado em frente à antiga Faculdade de Medicina de Salvador, ele dança ao som de Kream – Iggy Azelea feat. Tyga

blog Claudia Pedreira
camera Brenda Sangalo

Quando era um garotinho de 5 anos, Júnior Soriano se divertia muito nos bastidores de uma barraca de praia de Porto Seguro. Levado ao passeio pelo tio, vivia tentando imitar os dançarinos de Lambada e de Lambazouk, que observava no vai-e-vem de camarim e palco. Ficava à vontade naquele ambiente artístico da cidade do sul da Bahia, que ferve com levas de visitantes do país e de todo o mundo.

Foi assim que ele cresceu por uma longa temporada, tomando gosto pela dança e, já adolescente, retornou com a família para uma casa no bairro de Pirajá, em Salvador. Na capital baiana foi dos treinos com amigos do bairro às competições escolares. “A primeira dança com a qual me identifiquei foi a dança de rua”, recorda-se, agora com 25 anos, o dançarino e professor de Danças Urbanas.

O Dance Hall, o Afro Ragga, o All Style, o Reggae, o Reggae Roots e o Free Style têm reflexos no trabalho de Júnior Soriano. Ele é conhecido por movimentos fixos e precisos vistos com bastante frequência nos norte-americanos, sendo sempre elogiado por ter um feeling dos coreógrafos e bailarinos dos EUA. O dançarino pratica o Vogue, com as mãos; o Crodance, com cotovelos e punhos fechados; o estilo Jamaicano, que exige mais articulação com o quadril.

“A dança urbana é da periferia, então todo mundo dança. Mas é um estilo que está chegando a um alto nível, por isso muitas grandes escolas da Bahia estão incluindo em suas aulas”, avalia.

Referências – Estrelas do pop influenciaram a formação profissional de Júnior Soriano. A lista tem gente como o cantor, dançarino e ator Usher Raymond; o músico, cantor, compositor, ator, dublador, produtor musical, dançarino, multi-instrumentista e empresário Justin Timberlake; o cantor, compositor, dançarino, ator, diretor, coreógrafo e grafiteiro Chris Brown; a cantora, compositora e atriz Beyonce,  que ele cita como “uma referência mundial para muita gente”

Mas Soriano enfatiza que, com o tempo, foi buscando mais motivações para a carreira. “Hoje em dia eu tenho outras referências. Tenho associado meu trabalho com questões como a luta contra o racismo, o empoderamento, a proteção ao meio ambiente e a reciclagem. Por isso ele admira pessoas (e projetos) “que utilizam a arte como um meio de tratar estas questões” e cita nomes como as das coreógrafas Parris Goebell e Trícia Miranda.

Estilo próprio – O artista começou a estudar sobre a cultura Hip-Hop e Danças Urbanas aos 10 anos e iniciou sua carreira profissional em Salvador aos 16 anos. Frequentou cursos na Escola de Dança da Funceb (Fundação Cultural do Estado da Bahia) e workshops em instituições privadas. Fez aulas com mestres como Hélio Oliveira, Dam Fernandes, Nayane Fernandes, Elivan Nascimento, Lucas Souza e Dave Barros.

Com estilo próprio sedimentado, Júnior Soriano considera que dançar é vida. “É tudo. É o que transborda quem você é”, entusiasma-se. Soriano ministra aulas em estúdios e também dá aulas particulares (71 99491-6860).

Processed with VSCO with s3 preset
Professor de Danças Urbanas, Júnior Soriano tem associado seu trabalho a causas sociais

Festivais e workshops

Viva Dança Festival Internacional – Teatro Vila Velha 2013/2015
(Coreógrafo da Legit Crew)
Festival de Dança dos Comerciários – 2014/2015/2016
(Coreógrafo da Legit Crew)
Festival de Cultura e Dança – Shopping Piedade 2018
(Solo)
Festival Insight Urbano – (Finu) Festival de Danças Urbanas 2018
(Auxiliar de produção de evento)
Workshop Beneficente Dança Pirajá 2018 – Hospital Beneficiado Martagão Gesteira
(Iniciativa, direção e produção)
Stella Urbana 2018
(Jurado de batalha All Style)

 

 

0 comentário em “O movimento é urbano!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: