Destaques

Hora de dançar muito

 

O Baile do Meio Dia, que reúne adeptos de gêneros variados, como forró, bolero, samba de gafieira e ainda tango, zouk, bachata e kizomba, terá edição no domingo, 16

blog Claudia Pedreira

18582607_1954395954790136_5539096897348223519_n
Jocélia Freire, Carioca DJ e Cissa Barbosa, realizadores do Baile do Meio Dia. Fotos: Reprodução

Meio-dia… E quem tem apreço pela dança de salão se alegra. Este é o horário de começar o Baile do Meio Dia, um dos mais queridos de Salvador, frequentado por quem gosta de forró, bolero, samba de gafieira, soltinho e ainda de tango, zouk, bachata, kizomba, dentre outros ritmos. Difícil é ver alguém esquentar cadeira neste evento organizado por Jocélia Freire, Cissa Barbosa e Carioca DJ, e que atualmente tem sede no Cubanakan (Av. Otávio Mangabeira). Por esta e por outras, tem muita gente contando as horas, os segundos, para a próxima edição, domingo, dia 16 de setembro, com ingressos a R$15.

“É um baile maravilhoso, adoro tudo: as pessoas, a dança, tratam a gente com respeito, não falto de jeito nenhum”, conta Maria Santana da Cruz, 84, que conheceu o evento levada por uma amiga e nunca mais deixou de ir. “O perfil do nosso público é muito diferente, pois o Baile do Meio Dia é frequentado por  gente de todas as idades que gosta tanto de bailes com músicas mecânicas quanto de bailes com bandas, serestas e por praticantes de todos os estilos”, considera Jocélia.

36285139_2154631291433267_4790065553647599616_o
Maria Santana da Cruz, 84 anos, no baile que acontece no Cubanakan, nas tardes de domingo

Frequentador assíduo do Baile do Meio Dia, Santana Lourival vê o Baile do Meio Dia como um espaço para prática e difusão da dança de salão, com toda sua variante de ritmos. “Outro diferencial, para mim, vem do fato de usarem o DJ, pois desta forma tocam músicas do nosso gosto e em alta qualidade de orquestração. Promove também o encontro das academias, com naturais trocas de conhecimentos e experiência”, avalia.

Os dois Dj’s do baile, Cissa e Carioca, trabalham com um repertório musical baseado em músicas populares brasileiras – com composições do repertório de nomes como Alcione, Emílio Santiago, Diogo Nogueira, Exaltasamba, Duka Santos, Ó do Forró, Dominguinhos, Os 3 do Nordeste, Elis Regina, Djavan, Anitta, Ferrugem -, passando pela trilha internacional de artistas como Bruno Mars, James Brown, Megan Trainor, Michael Jackson, Luiz Miguel, Marron 5, Los Van Van, Astor Piazzolla, Kamelia, além de remixes e músicas executadas por bandas de dança de salão; tais como Brasil Show, Devaneios, Status, Novos Tempos, Gafieira Sao Paulo.

Origem – O Baile do Meio Dia teve um embrião, as aulas de dança de salão que, em 2010, a Petrobras oferecia para funcionários, ao meio-dia. Jocélia Freire e Jonas Karlos eram os professores do curso, até a mudança de cidade de Jonas. Jocélia buscou novos espaços para manter as aulas e escolheu a Boate B23, no Boulevard 161. Com a ideia de treinar ensinamentos, ela convidou Carioca Dj, para juntos trazerem para Salvador uma prática que já era muito comum no Rio de Janeiro e outras cidades, bailes ao meio-dia.

Para Carioca DJ, “apostar no formato do Baile do Meio dia significava acreditar em uma ideia que deu certo em minha cidade natal, perseverar e insistir com o trabalho levando a dança de salão para todos, buscando interagir com um público de todas as gerações e diversidades”. O primeiro da série aconteceu em fevereiro de 2013 e daí vieram as edições semanais, sempre às sextas-feiras, com público médio de 30 pessoas, aumentando a cada baile.

Os realizadores convidaram Cissa para também atuar como DJ, possibilitando, com isso, manter sempre o horário de abertura, marca do evento. Assim se configurou o trio de realizadores.

31357908_2116166985279698_5517927261799448576_o
A variedade de ritmos é marca do set list dos dois DJs

Bachata – Depois das temporadas no B-23, no Itaigara, e na Pousada Chez Marianne, no Rio Vermelho, em 2017 o Baile do Meio Dia fechou parceria com o Cubanakan e passou a ter edição mensal, aos domingos.  Hoje de 130 a 200 pessoas se divertem em cada edição.

O baile acontece de 12h às 16h. Já teve edições de aniversário, de São João, de Natal durando das 12h às 18h. Em 2018 foram iniciadas as edições temáticas, sempre homenageando um gênero musical das 16h às 17h. Em setembro o ritmo escolhido é a bachata, com cortinas de salsa.

Os realizadores – Cissa Barbosa é licenciada em Educação Física. Alinha seus conhecimentos acadêmicos com os saberes específicos das danças a dois. Professora especializada em Samba de Gafieira, coreógrafa, DJ de Dança de Salão e promotora do Baile do Meio Dia.

Jocélia Freire é licenciada em Dança e em Educação Física, especialista em metodologia do ensino, atua como professora e coreógrafa de Danças de Salão, professora de Dança e Artes do ensino médio e fundamental em escola particular e pública, componente do grupo Dois em Um, grupo que busca realizar eventos culturais para fomentar e difundir as Danças de Salão em Salvador, Campeã Brasileira de Bolero (CBB- 2017), idealizadora e promotora do Baile do Meio Dia.

Waldo Belizário, o Carioca DJ, formado pelo Anne Louise, CAL SSA, atua desde 2010, tendo tocado no Overdozouk, Baile Latino, Mistura de Ritmos, Feira Zouk, Party 2013. Atuou no Baladi Congress, Congresso Samba e Zouk Feira, Zouk Imbassai, Encontro de Ritmos Latinos, Bahia Dança Zouk, Gafieira do Barcellos (DF), Feira Dance, Sou do Samba, Exalta Afro, Aneska Zouk Congress e Ritmos em Conexão 2018 (Itabuna). Também realiza o Baile SensualiZ.

Serviço:
Baile do Meio Dia
Onde: Cubanakan (Avenida Otávio Mangabeira, 3185)
Quando: Dia 16/09, domingo, de 12h às 17h
Ingresso: R$15

 

 

 

 

 

0 comentário em “Hora de dançar muito

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: